Com ordem de equipe, Massa deixa Alonso passar e espanhol vence na Alemanha 2010

O brasileiro Felipe Massa da Ferrari assumiu a ponta na largada após disputa entre Sebastian Vettel e Fernando Alonso e liderou 48 das 67 voltas do Grande Prêmio da Alemanha 2010. Até que, após ordem de rádio da Ferrari ele teve de dar passagem para o companheiro de equipe que venceu o Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula-1. Alonso tinha melhor ritmo de corrida mas não era capaz de passar no momento,

Na sequência, Felipe Massa resistiu aos ataques de Vettel nas últimas voltas e ainda garantiu a segunda colocação com o alemão da Red Bull em terceiro. Após um ano de seu acidente quase fatal nos treinos classificatórios para o Grande Prêmio da Hungria em 2009, ele teve a chance de celebrar a vida em grande estilo mas acabou mais uma vez vivendo uma cena que já havia sido vivida pelo também brasileiro Rubens Barrichello na Áustria em 2002, quando deixou o alemão Michael Schumacher ultrapassá-lo para vencer a corrida.



A corrida

A prova de hoje teve suas atenções concentradas nos dois carros da Ferrari desde a largada. O pole position Sebastian Vettel não tracionou tão bem quanto o espanhol Fernando Alonso e, quando pressionado, espremeu o bicampeão mundial. Quem largou em linha reta sem se preocupar com nenhum rival foi Massa, que teve espaço de sobra para assumir a liderança.

Um pouco mais atrás, Button quase encheu a traseira de Vettel mas teve de frear e com isso perdeu algumas posições. Hamilton pressinou o australiano Mark Webber da Red Bull e ainda na primeira volta garantiu a quarta colocação que o piloto da Red Bull não recuperou mais. Quem largou bem também foi o alemão Michael Schumacher, que assumiu a oitava posição de trocou com o brasileiro Rubens Barrichello, que caiu para décimo primeiro. Toques entre os carros da Toro Rosso e da Force India mandaram os pilotos das duas equipes para os boxes.



Massa manteve a liderança com o espanhol Fernando Alonso em segundo, Vettel em terceiro e Hamilton em quarto, seguindo por Webber, Button, Kubica, Schumacher, Rosberg e Kobayashi, os dez primeiros. Barrichello se mantinha em décimo primeiro, do Grassi em décimo sexto e Senna em décimo sétimo.

Nas primeiras voltas Massa aguentou bem o ritmo de Alonso, sempre mantendo a diferença próxima a 1 segundo e meio, em alguns momentos com vantagem para Alonso e outros para o próprio brasileiro. Os dois faziam também as voltas mais rápidas da prova.

No décimo terceiro giro o alemão Sebastian Vettel abriu a rodada de pit stops. Uma volta depois foi o espanhol Fernando Alonso quem fez o seu trabalho de troca de pneus e no giro 15 foi Massa.



Nesse momento as ações começaram a situação de Massa começou a ficar um pouco mais complicada. O brasileiro tem tido muitas dificuldades nessa atual temporada para se adaptar ao período de aquecimento dos pneus mais duros. Com isso, ele ainda voltou na frente mas com o espanhol em seu encalço.

Enquanto Button era líder, Massa balançava muitas vezes na frente de Alonso tentando manter a posição e na volta 21 os dois chegaram a dividir curvas enquanto Alonso colocou o carro de lado para ultrapassá-lo e Felipe defendeu bem.

A transmissão oficial do evento começou a partir desta a manobra a monitorar o rádio dos dois pilotos. Uma volta depois desta disputa, Alonso foi flagrado conversando com a equipe e apenas pôde-se ouvir a frase "isso é ridículo", não se sabe se a intenção era se referir à defesa do brasileiro, ao ritmo do brasileiro, ou ao fato de a equipe não ter um bom ritmo.



Quando o inglês Jenson Button, na volta 23 parou nos boxes, Massa voltou a liderar o Grande Prêmio da Alemanha sempre alternando com o companheiro de equipe a posse da melhor colta da corrida. Até a volta 35, o brasileiro conseguiu aumentar sua vantagem para pouco mais de 3 segundos.

Com a chegada da corrida para seu período final o espanhol apertou o ritmo e passou a ser constantemente mais rápido que Massa. Enquanto o brasileiro andava sempre na casa de 1'18, o espanhol já conseguia baixar para 1'17 tranquilamente e se aproximou do então líder. Os dois permaneceram algumas voltas colados enquanto Vettel era mais rápido que os dois, mas não o suficiente para se aproximar até o fim da corrida.

Na abertura da quadragésima oitava volta aconteceu oq ue ninguém esperava ver novamente na Fórmula-1, não em um momento onde o campeonato está longe de caminhar para uma definição. O engenheiro de Felipe Massa, Rob Smedley, foi flagrado no rádio dizendo a seguinte frase para o brasileiro: "Fernando é mais rápido que você, confirma ter entendido essa mensagem?"

Mostrando ter compreendido totalmente a mensagem do engenheiro, Massa tirou o pé do acelerador e contornou a curva lentamente em primeira marcha (segundo os próprios dados de telemetria da FIA) e deixou Alonso assumir a liderança para não mais perdê-la. Com isso Alonso conquistou sua segunda vitória na temporada, sendo que nas duas Massa esteve em segundo.

Após o incidente o brasileiro chegou a perder um pouco de seu ritmo nas voltas seguintes e Vettel diminuiu sua diferença para apenas 1 segundo. Massa defendeu bem a posição e garantiu o segundo posto no pouco movimentado Grande Prêmio da Alemanha que além de Vettel fechando o pódio ainda teve Hamilton em quarto lugar, seguido por Button, Webber, Kubica, Rosberg, Schumacher e Petrov. Rubens Barrichello não manteve o bom desempenho dos treinos e foi décimo segundo com Senna em décimo nono e último. di Grassi abandonou após rodar.

Ao cruzar a linha de chegada Alonso deu a entender que tinha recebido a informação que Massa perdeu uma marcha. O brasileiro ouviu de seu engenheiro que ele havia sido magnânimo e que entenderia depois as ações da corrida.

Massa demorou muito para sair do carro e Alonso ficou esperando. Quando o espanhol o abraçou Felipe foi muito frio, mesma atitude que ele tomou quando estavam no pódio durante o estouro de champagne, denunciando estar completamente contrariado. Sempre de cabeça baixa ele foi o primeiro e deixar a cerimônia e, quando questionado na entrevista coletiva afirmou: "eu não preciso dizer nada sobre isso. Ele me passou, é isso".

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