Enquanto a nova geração não chega, a Ford reestiliza mais uma vez o compacto lançado em 2002
Desde 2002, quando foi apresentada para o mercado brasileiro, a terceira geração do Fiesta recebeu apenas uma reestilização. Agora, o compacto da Ford volta a ter o design alinhado com a nova linguagem visual da marca no mundo. As mudanças mais visíveis ficaram na dianteira. "Trabalhamos muito para que o novo design ficasse alinhado ao resto do carro que já existia", conta João Marcos, gerente de design da Ford. O resultado você pode ver nas imagens destas páginas: o compacto ganhou novos faróis, que avançam sobre a lateral do veículo, dando um ar mais robusto ao carro. O para-choque dianteiro também tem novo desenho, com grandes entradas de ar e formas mais largas - solução também adotada na peça traseira. Falando em traseira, ali as alterações mais notáveis estão nas lanternas, que apesar de terem mantido a forma antiga, agora receberam um novo desenho.
No interior, as únicas modificações ocorreram no painel de instrumentos, que recebeu novo grafismo, e nos tecidos, com quatro novas opções. Os executivos da Ford deixaram claro que esta seria a última reestilização do carro antes da chegada da sua quarta geração. Nos bastidores da Ford, o projeto é chamado de B29. "O próximo Fiesta será um projeto mundial", contou André Cupelo, supervisor de programa. Quanto isso deve demorar ainda é um mistério, mas estima-se que este novo Fiesta seja lançado aqui em 2012. Até lá, a Ford pretende manter a fatia de mercado que o Fiesta tem hoje. Segundo a empresa, o veículo é um dos carros-chefe da marca. Para isso, uma das estratégias de marketing para o produto é a fidelização do cliente, principalmente com relação às revisões. Por conta disso, uma das novidades do modelo é uma luz no painel que, além de indicar anormalidades no motor, alerta quando chega a hora da revisão programada pela fábrica.
Sabendo antecipadamente que deve visitar uma autorizada, o cliente ainda recebe em casa uma correspondência especificando o que será trocado na revisão e quanto vai custar. "Foi uma maneira de evitar que sejam empurrados serviços desnecessários nas revisões", explica o gerente de marketing da Ford, Antônio Baltar. Ele acrescenta que a marca tem trabalhado para tornar as revisões mais baratas. "Queremos que o cliente faça todas as checagens nas autorizadas", diz.
O Fiesta continua sendo vendido com motores 1.6 e 1.0, mas agora terá duas versões de acabamento - Fly e Pulse -, além dos kits de opcionais já oferecidos no modelo anterior. O Fly tem faróis cromados e painel central escuro; o Pulse tem faróis cromados, faróis de neblina, computador de bordo e painel prata. Outra nova opção é um pacote de airbag e freios antobloqueantes (ABS), vendido por interessantes R$ 2 mil.
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