Nove carros estrearam NCAP na América Latina

Corolla recebeu a maior nota. Chinês tirou zero. Peugeot 207 fez feio em segurança


(18-10-10) – Aconteceu hoje em São Paulo – e simultaneamente em Montevidéu, no Uruguai – o lançamento oficial do Latin NCAP (sigla para Programa de Avaliação de Carros Novos). Novidade na América Latina, o Programa já é bastante utilizado, no momento da compra de um veículo, por consumidores da União Europeia, EUA, Japão, Coreia do Sul, Austrália e China. Por meio de testes de colisão, o crash test avalia o nível de segurança oferecido pelo automóvel.

A estreia do Latin NCAP foi feita com a avaliação de nove carros, escolhidos a partir de sua popularidade. Modelos da Toyota e da Chevrolet já haviam sido testados pelo NCAP europeu. A diferença de qualidade entre veículos vendidos aqui e lá fora assusta. Brasileiro paga mais caro e tem menos segurança.



“No Brasil, segurança é item opcional”

Disse Rone Evaldo Barbosa, que representou o Ministério dos Transportes durante o lançamento. Barbosa acredita que o NCAP ajudará os consumidores brasileiros a mudarem a ordem de prioridades na hora de comprar um carro. “Hoje, o mais importante para o brasileiro são os itens de comodidade, como vidros e travas elétricas”, avalia.

O objetivo do Programa é reduzir o número de mortes em acidentes de trânsito; no Brasil, 50 mil ao ano. “O NCAP obrigará as fabricantes a aumentarem a segurança de seus veículos. A vida do motorista brasileiro não pode valer menos que a vida de motoristas de outros países”, disse Maria Inês Dolci, representante da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), que, ao lado da Federação Internacional do Automóvel (FIA); da Fundação FIA; da Fundação Gonzalo Rodríguez (Uruguai); e da International Consumers Research and Testing (ICRT) – ajudam a formar o Latin NCAP.

ABS e airbag, entretanto, não são suficientes para garantir a segurança de motoristas e passageiros. O crash test apontou outras fragilidades na estrutura dos modelos avaliados.

Avaliação rigorosa

Toyota Corolla Xei; Chevrolet Meriva; Fiat Palio ELX 1.4 (com e sem airbags), VW Gol Trend 1.6 (com e sem airbags); Peugeot 207 1.4 (com e sem airbags); e Geely CK 1 1.3 foram os primeiros modelos a passar pelo teste de colisão.

Os carros sofreram colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável (que simula outro automóvel). Nos bancos dianteiros, dois manequins adultos simularam motorista e passageiro. No banco de trás, mais dois bonecos simularam uma criança de 18 meses; e outra, de três anos, ambas com equipamentos de segurança (a popular cadeirinha). Para registrar todos os choques, os manequins são equipados com sensores. Outras seis câmeras e 10 máquinas fotográficas ajudam a coletar informações sobre as colisões.

Os carros avaliados ganham de 0 a 5 estrelas.

Com ou sem airbag, Peugeot 207 vai mal na prova

Entre os carros fabricados especificamente para o mercado latino-americano, o francês 207 fez feio: mesmo com airbag, e usando o cinto de segurança, em uma colisão frontal a 64 km/h o peito do motorista atingiria o volante. Estruturas perigosas no painel e rupturas do assoalho lesionariam joelhos, pernas e pés do condutor. Sem airbag, o alto risco de lesão na cabeça poderia acarretar problemas graves ou a morte do motorista.

VW Gol e Fiat Palio – dois dos carros mais vendidos do Brasil – se saíram pouca coisa melhor, mas não o suficiente para serem considerados seguros. Toyota Corolla foi único a ganhar quatro estrelas na avaliação de segurança dos adultos. Para crianças, entretanto, o modelo ganhou apenas 1 estrela. O mesmo modelo na Europa recebeu 5 estrelas para adultos e quatro estrelas para crianças.

Confira o resumo da avaliação:


Geely CK 1 1.3 (sem airbag)
0 estrela para ocupantes adultos.
2 estrelas para ocupantes crianças.

Proteção pobre para o motorista em quase todo o corpo. Destruição significante da carroceria do veículo durante o teste.

Fiat Palio ELX 1.4 (sem airbag)
1 estrela para ocupantes adultos.
2 estrelas para ocupantes crianças.

Prejuízo causado pelo contado do volante na cabeça do condutor gera risco de morte para o motorista.

Fiat Palio ELX 1.4 (com airbags)
3 estrelas para ocupantes adultos.
2 estrelas para ocupantes crianças.

Proteção para o peito do motorista é apenas tolerável. Cadeirinha recomendada é incompatível com o sistema de cintos.

VW Gol Trend 1.6 (sem airbag)
1 estrela para ocupantes adultos.
2 estrelas para ocupantes crianças.

O sistema de retenção é incapaz de evitar o impacto do motorista com o volante.

VW Gol Trend 1.6 (com airbags)
3 estrelas para ocupantes adultos.
2 estrelas para ocupantes crianças.

Airbags oferecem boa proteção para a cabeça, porém, o joelho do motorista pode sofrer devido ao impacto com as estruturas do veículo.

Peugeot 207 1.4 (sem airbag)
1 estrela para ocupantes adultos.
2 estrelas para ocupantes crianças.

Proteção inadequada para os joelhos do motorista.

Peugeot 207 1.4 (com airbags)
2 estrelas para ocupantes adultos.
2 estrelas para ocupantes crianças.

Airbag foi incapaz de prevenir que o peito do motorista se chocasse com o volante do veículo.

Chevrolet Meriva (com airbags)
3 estrelas para ocupantes adultos.
2 estrelas para ocupantes crianças.

Durante o impacto, o porta-malas abriu, colocando os passageiros sob risco de ejeção. Cadeirinha infantil foi incapaz de prevenir o avanço do ocupante no momento do impacto.

Toyota Corolla XEI (com airbags)
4 estrelas para ocupantes adultos.
1 estrela para ocupantes crianças.

Boa proteção para adultos, embora haja risco para os joelhos. A cabeça do manequim infantil entrou em contato com as costas do banco do condutor durante o impacto.



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