Vendas batem recorde no 1º semestre de 2010

Mesmo em queda no mês, acumulado do ano bate recorde;

Hyundai é a marca que mais cresce


Se depender do resultado semestral acumulado dos licenciamentos de automóveis de passeio e veículos comerciais leves no primeiro semestre, 2010 já está adiantado no caminho para ser um novo ano recorde para a indústria automobilística brasileira. Segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o total de emplacamentos entre janeiro e junho deste ano já é de 1.579.695 unidades. Tal volume é 9% superior ao do primeiro semestre de 2009, quando 1.449.787 carros já haviam sido comercializados.

Hyundai-i30_2008

Parte deste avanço, além da estabilidade do crédito, deve-se também ao aumento da produção semestral. De acordo com a Anfavea, nos seis primeiros meses de 2009 foram fabricados 1.753.201 veículos, o que representa um novo recorde e um avanço de 19,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Até então, o melhor resultado semestral foi obtido na primeira metade de 2008, quando mais de 1.690.000 automóveis foram produzidos. Em contrapartida, o volume produzido em junho passado foi 5% inferior ao total de maio, com 322.547 carros de passeio e veículos comerciais leves tendo deixado as linhas de montagem brasileiras.

O número de licenciamentos de junho, por outro lado, foi positivo. Na comparação com maio deste ano, o mês registrou alta de 4,6%, com 247.480 unidades, ante as 235.753 do período anterior. As exportações também foram beneficiadas pelo aumento da produção. No primeiro semestre de 2010, a indústria nacional enviou para o exterior 241.859 veículos, montante 54,8% maior que o exportado nos seis primeiros meses de 2009, que teve 156.268 carros exportados. O volume mensal, no entanto, sofreu redução de 13%, com 41.051 unidades.

A briga entre as quatro grandes e o avanço da Hyundai

No geral, junho foi bom para todas as fabricantes instaladas no país. No entanto, o sexto mês de 2010 ainda tem números cerca de 20% inferiores ao período de 30 dias de 2009, que ainda se beneficiava da isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). A liderança segue com a Fiat, que licenciou 60.164 automóveis de passeio e veículos comerciais leves no período. Na sequência vem a Volkswagen, com 51.965 unidades, seguida da General Motors, com 49.043, e da Ford, que fechou o mês passado com 24.440 carros vendidos.

Abaixo das quatro grandes montadoras do Brasil a briga está cada vez mais acirrada. Na 5ª colocação, e já estabelecida neste posto, a Renault vendeu 9.858 carros em junho, à frente da Honda, que licenciou 9.432 veículos. Com 290% de crescimento em relação a 2009 aparece a Hyundai, na 7ª posição, com 7.800 automóveis comercializado no mês passado. Atrás da marca sul-coreana ficaram Toyota (7.775 emplacamentos), Peugeot (6.747) e, por fim, fechando o ranking das 10 melhores, a Citroën (5.497).

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