CROSSOVER DA MARCA FRANCESA PROCURA CONCILIAR CONFORTO E DIRIGIBILIDADE
Cada vez mais, os veículos utilitários esportivos têm procurado um apelo estético diferenciado, que os aproximem em termos de design dos automóveis - sejam coupés ou hatches. O último lançamento neste mercado é o 3008, SUV da Peugeot construído sobre a arquitetura do compacto de luxo 308.
Com este veículo, a Peugeot pretende unir as conveniências e o conforto de um SUV com a dirigibilidade de um automóvel normal. Para atingir esta difícil meta, o 3008 vem equipado com dois recursos auxiliares na suspensão: o Dynamic Roll Control e o Grip Control. O primeiro é um sistema hidráulico instalado na suspensão traseira, projetado para reduzir a rolagem da carroceria em curvas - normalmente acentuada neste tipo de veículo. O Grip Control é um controle de tração que pode ser regulado para diferentes condições de piso, como neve, lama e areia. Em cada uma das regulagens, há diferentes tolerâncias ao destracionamento, calibradas de maneira a permitir maior controlabilidade do automóvel.
Uma versão híbrida com tração nas quatro rodas deverá ser lançada em 2011, de acordo com o fabricante. Por enquanto, o 3008 conta apenas com tração dianteira, e cinco opções de motores. Três movidas a diesel (1.6 com 110cv, 2.0 com 150cv e 163cv) e duas a gasolina (1.6 com 120cv e 156cv). Também há muitas opções de transmissão: manual com 5 ou 6 velocidades, automática de 6 velocidades, e manual automatizada de 6 velocidades.
O crossover oferece alguns sistemas valiosos de auxílio ao motorista, como o Head Up Display (que projeta informações em um visor de policarbonato transparente, situado à frente do parabrisa), alerta de distância em relação ao veículo da frente, freio de estacionamento com acionamento automático e um sistema de assistência para sair da imobilidade em ladeiras. Seu porta malas é generoso: 432 litros com os bancos em posição normal, e 1.241 litros com os encostos rebatidos.
O 3008 deverá concorrer com automóveis de seu porte, como o Nissan Qashqai, o Infinity EX35 e o Volkswagen Tiguan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem.