KIA VENGA

Lugar reservado no estande da Kia no próximo Salão do Automóvel, em outubro, ele já tem. E, com motor 1.6 devidamente flexibilizado, deve chegar às lojas brasileiras no primeiro trimestre de 2011. Eis o Kia Venga, um bom retrato em 3D do atual momento da indústria automobilística coreana. Fabricado na cidade de Zilina, na Eslováquia, é obra do celebrado designer alemão Peter Schreyer – e mais um modelo a materializar o empenho da fábrica em trabalhar a imagem de seus carros. Após investir em tecnologia e confiabilidade, agora o maior esforço é criar um estilo próprio. Contratado a peso de ouro para promover uma revolução na Kia, Schreyer é uma das estrelas do momento, respeitado pela elite dos projetistas por ser o cérebro por trás das formas do belíssimo Audi TT. Antes de Schreyer, os carros da Kia não tinham muito mais impacto que uma embalagem de medicamento genérico.


Schreyer está baseado em Frankfurt, onde comanda 70 projetistas, inclusive o talentoso Grégory Guillaume, um dos pais do New Beetle. Primeiro veio o Soul, um compacto com estilo futurista que desembarcou no Brasil em março de 2009. Em setembro, foi a vez do Venga, minivan com 4,07 metros e linhas moderninhas produzida numa nova linha de montagem na qual a Kia investiu 1 bilhão de euros.

O desenho do Venga é bem diferente do estilo quadrado que é a marca registrada do Soul. Talvez não por acaso, os faróis puxados para cima lembram os do Honda Fit, exatamente um dos adversários com quem pretende dividir as jogadas. “Nosso desafio foi criar um compacto para quem precisa transportar pessoas e objetos sem que pareça, necessariamente, um típico familiar”, afirmou Schreyer no Salão de Genebra.


Por dentro, o Venga não decepciona. Cinco adultos se acomodam sem aperto. Espaço e modularidade no interior são ativos importantes dentro de sua proposta. O segredo está no entre-eixos de 2,61 metros, digno de um bom sedã, e na altura de 1,60 metro. Com 30 cm a menos que um Focus, este Kia oferece espaço interno mais amplo. A boa impressão é reforçada pela ergonomia. Apesar de o volante ser regulável apenas em altura, a posição para dirigir é confortável. Está mais para um carro de passeio pequeno que para um monovolume, o que não é problema algum.

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