HYUNDAI BLUE-WILL CONCEPT

Como não poderia ser diferente em um evento automobilístico dos últimos anos, um dos modelos chamados 'ecologicamente corretos' é destaque nos estandes do Salão de Detroit. É o caso da Hyundai, que apresenta no Cobo Hall o Blue-Will Concept, o seu primeiro modelo híbrido de tomada.


O protótipo serve como plataforma de testes para o desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas à propulsão e armazenamento de energia, mas também para explorar a direção para qual o design dos modelos compactos da marca coreana deve rumar na próxima década.

Seu visual é futurista, com vincos em profusão na lateral, com as caixas das rodas bem definidas. O capô é elevado, com quase um corte seco na frente, e os faróis formados por LEDs são alongados, quase chegando à base da coluna dianteira. A linha de teto possui uma queda suave e, como acontece na frente, termina em um corte seco.


Com quatro lugares, o modelo conta com motor 1.6 a gasolina de 152 cavalos, produzido em alumínio, acoplado a uma transmisão CVT. O sistema híbrido é completado por um motor elétrico de 100 kw. A tração para as rodas é fornecida tanto pelo motor a combustão como pelo elétrico, ou, ainda, por ambos trabalhando em conjunto.

Segundo a Hyundai, o modelo possui uma autonomia de 64 quilômetros em modo elétrico - distância que teoricamente cobre a sua utilização diária em ciclo urbano. Em modo híbrido, seu consumo pode chegar a 42,51 quilômetros por litro.

Para alimentar os sistemas auxiliares, o modelo conta com células fotoelétrica instaladas no teto panorâmico de vidro, que convertem a energia solar em eletricidade, que é armazenada em uma bateria - que também recebe carga de um gerator térmico instalado junto ao escapamento. O modelo ainda conta com sistema de direção por 'drive by wire' - ou seja, não há conexão física entre a coluna de direção e as rodas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem.