Entenda o câmbio CVT

Cada vez com mais frequência estamos lendo sobre ou ouvindo alguém falar de um tal de CÂMBIO CVT, Você sabe o que é isso? Se não sabe, agora vai ficar sabendo:


O que é o câmbio CVT

O CVT (Continuously Variable Transmission) ou Transmissão Continuamente Variável foi idealizada por Leonardo da Vinci há mais de 500 anos, e somente agora vem sendo largamente utilizada em substituição aos tradicionais câmbios automáticos com engrenagens planetárias.

A primeira transmissão CVT foi patenteada em 1886 e desde então sua tecnologia vem sendo refinada e aprimorada, mas somente nos dias de hoje vem despertando interesse dos grandes fabricantes mundiais de automóveis e motocicletas.

No mercado brasileiro temos o Honda Fit, Nissan Sentra, os Mercedes Classe A e B, os Audi A4 e A6, as motocicletas (scooters e cubs) Burgman 400 e Yamaha Neo, todos equipados com o câmbio CVT.


O que diferencia um câmbio automático do manual?

Numa caixa automática tradicional existe o conversor de torque e na caixa manual existe aembreagem; ambos têm a mesma função mas funcionam de forma totalmente diferente. Se na caixa manual é necessária a interferência do seu condutor, com inteligência para determinar o momento da troca de marcha e força para acionar o pedal de embreagem e alavanca de câmbio, no câmbio automático esses trabalhos de inteligência e força são feitos pela própria máquina, de forma mais precisa.


Qual a diferença entre o câmbios automáticos de engrenagens e o CVT?

Diferente das caixas automáticas tradicionais, as do tipo CVT não possuem marchas, o que significa a ausência das rodas dentadas que se interligam. O CVT funciona com um engenhoso sistema de polias, que permite uma infinita variabilidade entre a marcha mais alta e a mais baixa sem degraus mesmo discretos ou mudanças de marchas. O câmbio CVT não tem engrenagens, apenas duas polias de diâmetro variável unidas por uma correia metálica de alta resistência.

Comparando com o sistema de tração tradicional das motocicletas, seria como se tivéssemos coroa e pinhão que aumentassem ou diminuissem de diâmetro, alterando a relação de aproveitamento da força do motor. Veja que o pinhão é pequeno e a coroa é grande; quanto menor a coroa, haverá menos força e mais velocidade e quanto maior a coroa, mais força e menos velocidade. A alteração do tamanho do pinhão também provoca alteração nessa relação entre força x velocidade.

Veja na figura abaixo, como funciona o câmbio CVT; imagine a polia motriz como se fosse o pinhãoe a polia conduzida fosse a coroa da moto.





Cronologia do Câmbio CVT em automóveis
  • 1490 - Da Vinci faz um esboço de uma transmissão contínua variável sem degraus.
  • 1886 - registrada a primeira patente de CVT toroidal.
  • 1935 - Adiel Dodge recebe a patente da CVT toroidal.
  • 1939 - introduzido o sistema de caixa totalmente automática baseado em engrenagens planetárias.
  • 1958 - Daf (da Holanda) fabrica um carro com câmbio CVT.
  • 1989 - o Subaru Justy GL é o primeiro carro vendido nos EUA com câmbio CVT.
  • 2002 - o Saturn Vue com uma CVT estréia; é o primeiro Saturn que oferece tecnologia CVT.
  • 2004 - a Ford começa a oferecer uma CVT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem.