Audi lança a versão quatro portas de seu belo e premiado cupê. Com motor 2.0 TSFI de 214 cv o carro é eficiente, equilibrado e confortável.
Maravilhoso! Essa é uma maneira de descrever o A5 Sportback. O carro surge para fazer frente a moda de transformar grandes e sisudos sedãs em agressivos e descolados cupês, mantendo as quatro portas. Nos tempos modernos, foi a Mercedes que, em 2004, ressuscitou a prática com o CLS. O resultado foi tão bom que surgiram seguidores de peso, como Porsche (Panamera), BMW (CS), Aston Martin (Rapide) e VW (Passat CC). A Audi, que também dita tendências de design graças à genialidade do italiano Walter de Silva (entrevistado da seção Personagem desta edição), fez das linhas do Sportback formas ousadas que reuniram esportividade e elegância com competência.
O Sportback nasceu sobre a plataforma 5 da Audi, baseada no A4 com bitola e entre-eixos aumentados, mas mantendo a suspensão independente nas quatro rodas e o conjunto motor/câmbio disposto longitudinalmente. Seus 4,71 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,39 m altura) garantem um ar de esportividade.
A alavanca da transmissão CVT, com oito marchas fixas que o sistema eletrônico se encarrega de selecionar quando o motorista opta por fazer as trocas sequenciais por meio das borboletas sob o volante. A tecla esporte permite ao motor girar um pouco mais. Abaixo, a bela lanterna traseira com iluminação por LEDs.
Mas é a generosa distância entre-eixos (2,81 metros) que garante o bom espaço interno e o porta-malas com ótima capacidade de carga (são 480 litros ou 980 litros com os bancos rebatidos). No bagageiro, pode ser destacado o acesso proporcionado pela tampa traseira (que não faz barulho graças à elevada rigidez torcional da nova carroceria) que oferece um vão de um metro para a colocação das bagagens. Motorista e passageiro ficam muito bem acomodados nos bancos esportivos com regulagem elétrica, revestimento em couro (preto ou cinza-claro). Atrás, muito espaço para pernas e ombros, mas, devido à queda acentuada do teto, deixa a cabeça perto do forro para as pessoas com mais de 1,80 m.
A dirigibilidade é outro ponto de destaque. Com suspensões independentes nas quatro rodas confeccionadas em alumínio (five-link na dianteira e traseira de construção trapezoidal, ambas fixadas em subchassis), sistema de direção hidráulico esportivo e direto - um pequeno pinhão intermediário acionado por um motor elétrico deixa o sistema mais rápido nas manobras e mais multiplicado nas altas velocidades -, distribuição equilibrada de peso e bom acerto na calibragem dos conjuntos molas/amortecedores/ barras estabilizadoras, a dinâmica do Sportback alianda conforto, estabilidade direcional nas retas e aderência nas curvas. Junta-se a isso a performance do motor 2.0 TFSI, destacável não apenas pelos seus bons 214 cv de potência, mas principalmente pelos 35,7 kgfm de torque entre 1.500 rpm e 4.200 rpm. Essa característica torna o Sportback ágil sempre. O câmbio Multitronic é um CVT que alia conforto ao rodar suave, a uma ótima performance.
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