Com linhas simples e bastante convencionais, com 4,31m de comprimento e 1,82m de largura, o novo Dacia Duster promete preços baixos e uma utilização alargada, dependendo da versão escolhida. O motor a gasolina de 1,6 litros de cilindrada e 16 válvulas debita uma potência máxima de 110 cavalos, enquanto as duas versões do bloco diesel 1.5 dCi terão 85 ou 105 cavalos de potência. Todos os propulsores devem emitir menos de 140 gramas de CO2 por quilómetro nas versões 4×2.
Apresentado pela marca romena como tendo “uma indiscutivel aparência de 4×4”, as versões do Dacia Duster com tracção integral utilizam um sistema electromagnético da Nissan que permite três modos de utilização: 4×2 (tracção dianteira, para condução em estrada), Auto (que calcula a tracção necessária em cada um dos eixos) e Lock (50 por cento da tracção em cada eixo, recomendada para condições difíceis de aderência).
Entre os sistemas de segurança, destacam-se o ABS Bosch 8.1, distribuição electrónica da travagem, cintos de segurança de três pontos com pré-tensores e dois ‘airbags’ frontais – ‘airbags’ laterais estarão disponíveis nas versões mais equipadas.
O construtor romeno não divulgou os preços do novo ‘low cost’ Dacia, mas promete “um pacote imbatível em termos de ‘performance’, equipamento e espaço”. Chegará aos principais mercados na Primavera de 2010.
O novo Dacia Duster fez a sua estreia competitiva no Troféu Andros, competição disputada em pistas geladas, tendo ao volante Alain Prost, antigo tetracampeão mundial de Fórmula 1.
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