VOLKSWAGEN AMAROK

A PRIMEIRA PICAPE MÉDIA DA VW DEVE DESEMBARCAR NO BRASIL AINDA NO PRIMEIRO SEMESTRE


Durante seus mais de 70 anos de existência, a Volkswagen nunca teve uma picape média projetada totalmente pela montadora. A escrita, porém, vai mudar a partir de 2010 com a aguardada Amarok.

O modelo será produzido na Argentina e vendido para diversos países da América Latina, inclusive o Brasil. Lançada inicialmente na carroceria de cabine dupla, a Amarok promete incomodar a concorrência, formada por Toyota Hilux, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 Triton, Ford Ranger e a líder Chevrolet S10.


A Amarok é a versão final do conceito SAR (também conhecido como Pick-Up Concept), apresentado em uma feira de transportes na Alemanha e, posteriormente, no Salão do Automóvel de 2008, realizado em São Paulo. O nome Robust era o mais cogitado, mas acabou sendo trocado por Amarok, nome extraído da língua dos inuit (um povo nativo do norte do Canadá e da Groelândia) que significa “lobo”.

O design da picape segue as últimas tendências de estilo da VW. Formas retilíneas e muitos vincos espalhados por toda a carroceria são suas marcas registradas. A dianteira ostenta uma grade com duas barras horizontais cromadas e faróis de formato mais quadrado, que formam um conjunto que prima pela robustez.



Na lateral, o destaque vai para as caixas de rodas quadradas e o desenho mais limpo, como reza a cartilha do design alemão. A traseira possui lanternas grandes com elementos visuais retangulares e a tampa da caçamba é totalmente lisa, com destaque para o tradicional logotipo da Volkswagen. A capacidade de carga da Amarok é de 1.047 quilos.

O interior lembra muito mais um automóvel de passeio do que um utilitário. O nível de acabamento nas versões mais luxuosas é muito bom, assim como a lista de equipamentos. Sistema de som com seis alto falantes, tela sensível ao toque e reprodução de arquivos em MP3 e ar-condicionado digital são alguns dos itens oferecidos na picape. Um olhar mais atento nota que muitas das peças utilizadas no habitáculo da Amarok foram inspiradas em outros modelos da marca: o painel lembra bastante o Golf europeu, enquanto que o volante é quase idêntico ao do Passat CC.



A picape pode ser equipada ainda com controle de estabilidade (ESP), controle de tração (ASR), freios com sistema anti-travamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem, além de assistência de frenagem em declives (que mantém a velocidade constante nestas situações) e da tração integral 4Motion.

A Amarok será vendida com duas opções de motorização a diesel, derivadas de um mesmo conjunto mecânico: o 2.0 Turbodiesel, que pode gerar 122 cv quando aspirado ou 163 cv com o auxílio de dois turbocompressores. Neste caso, segundo a VW, são 40,7 mkgf de torque disponíveis a 1.500 rpm e velocidade máxima de 181 km/h.

Por enquanto, a picape estará disponível apenas com cabine dupla e câmbio manual de seis marchas, mas mudanças como o lançamento da carroceria de cabine simples e a adoção de uma transmissão automática estão programadas para chegar em 2011. Os preços ainda não foram divulgados pela VW.

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