DONOS DO CARRO RECLAMAM DE FALHAS NO MOTOR, AO MESMO TEMPO QUE A GM FAZ ALGUMAS CORREÇÕES TÉCNICAS NO CARRO
Mal chegou às lojas, o Agile já começou a dar trabalho para seus donos. Ele desembarcou nas concessionárias no fim de outubro, mas no início do ano as reclamações e constantes atualizações técnicas fizeram com que seus donos tivessem que comparecer às oficinas autorizadas bem antes do esperado.
O problema mais comum têm sido as falhas de motor, conforme relata o empresário Luiz Paulo Masseron Perez, de Guaíba (RS), dono de um Agile LT hoje com 7 000 km. “O motor começou a apagar sempre que eu ligava o ar-condicionado, até que um dia a luz da injeção acendeu e o carro parou de vez. Na concessionária, disseram que o relé da bomba de combustível havia queimado”, diz Luiz Paulo.
Segundo os proprietários, essas ocorrências são mais comuns quando se abastece com álcool, como comprovou Carlos Henrique Carboneri, de Brasília (DF), dono de um Agile LTZ com 2 000 km. “Nos primeiros 1 000 km o motor apagou três vezes na época que eu usava álcool. Quando abasteci com gasolina, ele só falhou algumas vezes e depois estabilizou. Só resolveu mesmo quando o levei para reprogramarem o módulo da marcha-lenta”, diz Carlos. Já o médico Luiz Carlos Leal, de Nova Iguaçu (RJ), foi surpreendido com o defeito na estreia de seu Agile LTZ. “Logo após abastecer o veículo pela primeira vez, notei que o motor falhava e morria”, diz.
Entramos em contato com cinco concessionárias nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, e todas confirmaram que a GM está fazendo atualizações de motor para resolver as falhas e apagões do motor. No entanto, nesse levantamento descobrimos também que a montadora emitiu vários avisos de Inspeção Técnica (IT) para corrigir problemas que surgiram nos primeiros veículos que chegaram às ruas, que incluíam desde a tampa do porta-malas até o marcador de combustível.
Confira a seguir as ITs que foram confirmadas por algumas autorizadas.
V2 IT 021/09: checagem do marcador de combustível. Há casos de motoristas que enchem o tanque, mas o painel continua registrando que o nível ainda está na reserva.
V2 IT 051G/09: checagem da alavanca de marcha-à-ré, apenas para os modelos LTZ. O botão de acionamento pode quebrar, impedindo que a ré seja engatada.
V2 IT 061G/09: checagem da borracha do portamalas. Alguns proprietários se queixam de que a tampa faz um barulho muito alto ao ser fechada.
V2 IT 062G/09: retrabalho do painel (até o chassi AR 149057). Todo o painel se apaga repentinamente, deixando apenas a letra F acesa no computador de bordo.
V2 IT 066GA/09: reprogramação do módulo da marcha-lenta. Para reduzir as falhas de motor apontadas acima.
O POVO RECLAMA
“Um dia o motor apagou no meio de uma curva, o freio e a direção endureceram e eu quase subi no meio-fio.”
Rogério Magno Barroso, médico veterinário, Colatina (ES)
“Optamos por reprogramar o módulo dos três casos de falhas de motor que recebemos. O problema desapareceu.”
Mecânico de uma autorizada de Niterói (RJ)
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