Antigamente a maior preocupação era refrigerar osmotores, até porque do calor gerado pela queima do combustível, apenas ¼ era usado como força de trabalho, e os outros ¾ eram dissipado pelo sistema de refrigeração. Devido as mudanças em suas características, o sistema de refrigeração, como era chamado, passa a ser sistema de arrefecimento, e a água do radiador passou a ser chamada de solução arrefecedora (água + aditivo).

O radiador automotivo, faz parte do sistema responsável pelo resfriamento da água que circula pelo bloco do motor, fazendo com que a temperatura não exceda os limites aconselháveis para o bom funcionamento do motor.
A temperatura ideal para a água é de 70º C nos motores à gasolina e de 80º C nos motores à álcool e à diesel.
A água quente que sai do bloco do motor, circula forçadamente pelo interior dos tubos do radiador, onde é resfriada.
Essa água é resfriada porque através do bloco, é forçada a circulação de ar, através de um ventilador. Usualmente, em automóveis e caminhões, o ventilador trabalha succionando o ar para aproveitar o efeito do movimento do veículo.
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