1981 - Motor 1.6 (67 cv)
1982 - Versão LS e série comemorativa Copa - Referência à Copa da Espanha - 3000 unidades produzidas
1984 - Nova versão BX. A versão LS ganha nova frente e motor com refrigeração a água (MD 270) com 5 marchas. Surge a versão GT 1.8 (99cv)
1986 - O motor MD 270 é substituido pelo AP
1987 - BX refrigerado a ar sai de linha
1987 - Modificação estética, versões CL, GL e GTS
1988 - Novo painel e retrovisores modernos, semelhantes ao do Santana
1988 - GTi 2.0 (125cv) - Injeção eletrônica analógica
1989 - Série especial Star
1990 - Motor AE 1.6 produzido pela Ford
1991 - Modificação estética
1992 - Gol 1000 (50cv)
1992 - Carburador eletrônico e catalisador
1994 - Direção hidráulica e Gol Copa - Referência à Copa dos Estados Unidos - 6000 unidades produzidas
1994 - Reestilização "Bolinha" com injeção eletrônica
1995 - Gol GTi "Bolinha" e série Rolling Stones com 12.000 unidades produzidas
1996 - GTi 16V (141cv), fim do Gol 1000 da primeira geração. Lançada a série especial Atlanta e o esportivo TSi
1997 - Injeção multiponto (Mi) e motor 1.0 16V (69 cv)
1998 - 4 portas e versão GLS 2.0
1999 - Reestilização GIII e versão Special com a carroceria anterior - Bolinha - (maio)
2000 - 1.0 16V Turbo (112cv)
2001 - Fim do GTi 16V e lançamento das séries especiais Ouro e Fun com a moldura dos faróis duplos pintada na cor do veículo
2001 - Trend - 8000 unidades (outubro). Com balancins roletados e acelerador eletrônico (que dispensa o uso de cabos) o motor 1.0 8V gera 65,3 cavalos
2002 - Séries Power, Trend, Highway, Sport 1.0 16V e volta do motor AP 1.6
2003 - Mudanças estéticas, principais: pára-choques
2003 - Gol Special GIII com 4 portas (fevereiro)
2003 - Total Flex bi-combustível (Álcool/gasolina)
2003 - Gol Special GIII, motor 1.0 RSH 65cv, acelerador e imobilizador eletrônicos (junho)
2003 - Produzido o 4.000.000º Gol (10 de julho).
2003 - Fim do Gol 1.0 Turbo (setembro).
2004 - Gol Special GII com pára-choques na cor cinza.
2004 - Versão 2005 com novo console da versão Power. A versão City ganhou frisos laterais e, como opcional, vidros e trava elétrica. Na versão Special foi incluída fechadura com chave na porta do passageiro e tampa do combustível também com chave. Garantia de três anos para motor e câmbio. (agosto)
2004 - Versão Rallye com motor AP-1600 e suspensão elevada 27 milímetros.
2005 - Total Flex 1.8, 103 cv gasolina ou 106 álcool (fevereiro)
2005 - Gol City Total Flex 1.0, motor EA-111 do Fox, porém tem potência menor, uma vez que trabalha em posição longitudinal. 65 cv gasolina ou 68 cv álcool (março)
2005 - Lançamento da Geração IV com modificações estéticas na frente, atrás e no painel. (agosto)
2005 - Fim do Gol Special com a carroceria "Bolinha" da segunda geração. (agosto)
2005 - Motor 1.0 tem potência elevada de 65 para 68 cv/gasolina e de 68 para 71 cv/álcool devido a aumento da taxa de compressão, substituição do eixo-comando de válvulas, do catalisador e recalibragem da ECU. (novembro)
2006 - Gol Copa - Referência à Copa da Alemanha, com 16.000 unidades produzidas. (fevereiro)
2006 - Gol Tech, série especial vendida na grande São Paulo (abril)
2007 - Mostrador digital do painel. O Gol Power com lanternas traseiras escurecidas. Opção por suspensão elevada em 27,5 mm em qualquer modelo. Fim da versão Rallye (maio)
2007 - Versão Rallye com motor 1.6 e suspensão elevada 27 milímetros com 3.000 unidades produzidas (setembro)
2008 - As versões City e Plus deixam de existir. O Gol 1.0 e traz cintos de segurança dianteiros com regulagem de de altura. O Gol Trend agora tem a opção Trend Sound e ganha rádio AM/FM com entradas SD-Card e USB de série, lanterna traseira escurecida, console central estendido e novo revestimento para os bancos (maio)
2008 - Geração 5 com motores 1.0 e 1.6 (junho)
2009 - Versão I-Motion com câmbio automatizado (novembro)
2010 -Gol G4 1.0 Ecomotion, equipado com diferencial alongado em 6,8%, pneus de baixa resistência ao rolamento e indicador digital de consumo no painel (abril)
2010 - Gol Seleção 1.0 - Referência à Copa da África, com 3.000 unidades produzidas. (abril)
Pontos Positivos
Baixo custo de manutenção Robustez Boa aceitação no mercado
Atenção
Design ultrapassado Formação de borra nos motores 16V Evite unidades trazidas da Argentina, que apresentavam problemas de acabamento, cheque se o número de chassi começa com o número 8 – o que indica que é daquele país Veículos equipados com motor 1.0 VHT produzidos após abril de 2008 podem apresentar problemas de lubrificação e consequente perda do motor
Pontos Negativos
Valor elevado do seguro Alto índice de furto/roubo Problemas com carburador eletrônico (primeira geração) Trincas nas torres dianteiras e na parte inferior da parede de fogo (que separa o motor do habitáculo) Gol G5 tem freio duro quando o motor está frio
Atenção
Pontos Negativos
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