RUÍDOS NA NISSAN LIVINA

CONCESSIONÁRIAS SOLDAM A COLUNA DA MINIVAN PARA ELIMINAR BARULHO INTERNO

Não estranhe se você ouvir algum dono de Nissan Livina dizer que está com grilos na cabeça quando passa por uma valeta, rampa de garagem ou mesmo um simples asfalto enrugado. Não é que ele esteja ficando maluco. Na verdade, proprietários da minivan estão reclamando de estalos metálicos vindos da coluna B direita, sempre que o veículo enfrenta alguma irregularidade no piso.

“Percebi o barulho quando passei por um desnível na entrada da garagem de casa. Depois o barulho se tornou frequente e aparecia em qualquer piso que não fosse completamente liso”, diz o analista de sistemas Gildo de Moraes Queiroz, de Rio Verde (GO), dono de uma Livina 1.6 2009. “Com o tempo, a frequência do barulho aumentou. A concessionária enviou um relatório à fábrica, que autorizou pontos de solda na carroceria. Até agora não voltou.”

E nem precisar passar horas ao volante para notar o barulho, como descobriu o engenheiro Mário Luiz Novaes Ávila, do Rio de Janeiro (RJ), que vive viajando e raramente tem tempo de dirigir sua Livina 1.8 automática 2009. “Eu uso o carro só algumas vezes por mês. Mesmo assim percebo o ruído, que se parece com dois componentes metálicos que se tocam de repente”, diz Mário.

Ruídos na Nissan Livina

Não pense, porém, que a solução da solda é conhecida pela maioria das revendas. É comum o dono de uma Livina reclamar e sair da oficina com os barulhos, que foi o caso do engenheiro Raphael Giannoni Junior, de São Paulo (SP). “Levei o carro à concessionária e garantiram que não havia solução, que não adiantava fazer nenhuma solda. Só que numa oficina especializada em eliminar ruídos eu soube que o problema só sumiria com os pontos de solda na coluna B. Como minha Livina tem apenas 3 000 km e não quero perder a garantia, estou tentando encontrar alguma concessionária que resolva o caso”, diz.

A razão do ruído está na movimentação do sanduíche de cinco chapas de metal existentes na coluna B, que ficam escondidas sob o revestimento. Para resolver o problema, a própria Nissan autoriza que a oficinas autorizadas façam a aplicação de dois pontos. Depois do serviço é feita a pintura da parte soldada, sem prejuízo para a garantia de fábrica de três anos dada ao modelo e sem custo para o proprietário, de acordo com a fábrica.


O POVO RECLAMA

“Aparece sempre que eu passo por alguma irregularidade no asfalto. Após os pontos de solda, o ruído parou.”
Gildo Queiroz, analista de sistemas, Rio Verde (GO), dono de uma Livina 1.6 2009

Fonte: Revista Quatro Rodas

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