Carl-Peter Forster, Presidente da GM Europe, anunciou que a produção do novo automóvel eléctrico com extensor de autonomia da marca alemã deverá arrancar no final de 2011.
O Ampera integra a tecnologia de propulsão eléctrica desenvolvida pela GM, designada Voltec, a qual apresenta um modo de funcionamento diferente dos demais. Em viagens até 60 km, o motor eléctrico é alimentado com a electricidade armazenada na avançada bateria de iões de lítio de 16 kWh. O extensor de autonomia entra automaticamente em funcionamento quando a carga da bateria se esgota. Nessa altura, um motor-gerador a gasolina (ou etanol E85) passa a fornecer ininterruptamente electricidade para alimentar o motor eléctrico e, simultaneamente, recarregar a bateria. Neste modo de funcionamento o Ampera alarga a sua autonomia para 500 km. A bateria pode ser recarregada através de uma vulgar tomada eléctrica doméstica de 230V.
A bateria do Ampera é formada por mais de 220 células de iões de lítio dispostas em ‘T’. O sistema de propulsão do Ampera gera 370 Nm de binário, o equivalente a 150 cavalos. Graças a isso, o primeiro Opel eléctrico acelera dos 0 aos 100 km/h em cerca de 9 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 161 km/h.
A GM Europe anunciou que está a analisar, em parceria com várias empresas do sector energético, entre as quais a espanhola Iberdrola, os requisitos associados a uma infra-estrutura de recarga destinada a automóveis eléctricos recarregáveis.
Tendo por base os preços actuais do combustível, a Opel calcula que um quilómetro percorrido pelo Ampera em modo de propulsão eléctrica custará cerca de cinco vezes menos por comparação com um veículo a gasolina convencional.
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