NISSAN JUKE

O VEÍCULO UTILITÁRIO CROSSOVER - CUV - DA MARCA JAPONESA CHEGA APOSTANDO EM SEU OUSADO (E POLÊMICO) DESIGN


Lembra a propaganda no Brasil do Kia Soul, em que o narrador diz que o modelo não se encaixa em nenhuma categoria, a não ser a de “carro design”? Pois é, a Nissan também quer apostar nesse novo nicho o Juke, seu novo “crossover compacto”.

Se você estiver se perguntando onde o Juke se encaixa no mix de modelos da Nissan, que já fabrica o Murano, o Rogue e o Qashqai, podemos dizer que o Juke é acentuadamente menor do que o Murano e também parece menor do que o Rogue.



Talvez a primeira impressão sobre o design não seja das melhores, mas o Juke é talvez menos bizarro do que se poderia pensar. A exuberância de sua cara estranha faz com que suas rodas de liga levem tornem-se, comparativamente, modestas, além de portas tradicionais e lanternas traseiras que lembram as do Volvo C30.



O interior é puramente Nissan. Uma boa notícia é que, dessa vez, a montadora japonesa parece ter investido um pouco mais na qualidade dos materiais plásticos utilizados no interior do Juke, ao contrário de outros modelos no passado. Um ponto que chama a atenção é o console central, sob o qual passa o túnel da transmissão: o seu design lembra, ainda que de longe, um tanque de combustível de uma motocicleta.



Para as versões a serem comercializadas na Europa, o Juke está disponível com um motor de 1,6 litros, movido a gasolina, podendo ser aspirado (113 cv de potência) ou ainda uma versão turbo (187 cv de potência) e com injeção direta. Há também o modelo a diesel, equipado com motor de 1,5 litros e potência de 110 cv.

O CUV (Crossover Utilility Vehicle, ou veículo utilitário crossover) compacto da Nissan terá uma versão com transmissão dianteira (com suspensão tipo Mac Pherson na frente e um eixo de torção na traseira), como também com transmissão nas quatro rodas (com suspensão tipo multilink), sendo esta última equipada com um novo sistema de vetores de torque, denominado ALL-MODE 4x4-i, capaz de dividir a força e a potência na razão de 50:50 da dianteira para a traseira, como também de um lado para o outro.



O modelo é equipado com rodas de 17 polegadas e pneus 215. No interior, o motorista ainda encontrará um sistema de partidas sem chave (keyless), câmera na traseira para manobras em marcha à ré e faróis automáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem.