AUDI A1

O NOVO COMPACTO DA MARCA ALEMÃ CHEGA PARA RIVALIZAR COM O FENÔMENO MINI COOPER


Quando a BMW decidiu ressuscitar a MINI, em 2000, pouca gente apostava no sucesso da marca. Mas o tempo provou que os críticos estavam errados e os simpáticos (e nervosos) modelos Cooper, Cabrio e Clubman são cobiçados em todo o mundo.




A Audi não quer ficar assistindo o sucesso de camarote e apresenta o A1, sua maior arma para conter o avanço do MINI. O caçula da marca das quatro argolas foi inspirado no conceito metroproject quattro, apresentado pela primeira vez durante o Salão de Tóquio de 2007.




Com 3,95 metros de comprimento, 1,74 metro de largura e 1,48 metro de altura, o A1 tem traços que o identificam como um legítimo Audi. Os faróis com iluminação diurna por LEDs e a grade trapezoidal aproximam o compacto aos consagrados A4, A6 e R8.




De lado, nota-se uma espécie de arco pintado em prata, que une as colunas “A” e “C”. Já a traseira possui lanternas com desenho muito parecido com as do utilitário esportivo Q5, inclusive nos refletores retangulares.


O interior tem um bom nível de acabamento, mas é mais simples do que os outros carros da marca. As saídas de ar redondas remetem ao cupê TT, enquanto que o painel de instrumentos é bem parecido com seus “irmãos” mais requintados.




No topo do console central fica a tela do sistema de navegação e entretenimento; os controles do ar-condicionado e do sistema de som Bose com 14 alto-falantes (vendido como opcional) ficam mais abaixo. Ar-condicionado digital, suspensão recalibrada, bancos esportivos e kit aerodinâmico da divisão S-Line compõem a lista de opcionais.

Inicialmente, o A1 será vendido com quatro opções de motorização, todas elas equipadas com injeção direta de combustível e turbocompressor. Dois dos conjuntos são movidos a gasolina (1.2 de 86 cv e 1.4 de 122 cv), enquanto que os outros dois utilizam diesel (ambas 1.6, com 90 cv ou 105 cv).




O sistema start-stop (que desliga o motor do carro automaticamente para economizar combustível) e os freios regenerativos – que armazenam a energia desperdiçada em frenagens para alimentar os componentes elétricos – são oferecidos de série. Opcionalmente, o A1 pode vir com uma transmissão S-Tronic de sete velocidades com embreagem dupla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem.