O Ford Focus Eletric estará disponível no final do ano. Custo ainda não foi definido pela empresa.

A Ford lançou seu primeiro veículo totalmente elétrico, o Focus Electric, durante a International Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, na última sexta-feira (7/1). Este é um dos cinco veículos elétricos que chegarão às concessionárias norte-americanas e europeias até 2013.

O anúncio é bastante significativo. Pela primeira vez a Ford aproveitou um evento não exclusivo a grandes montadoras do setor para anunciar um novo automóvel.

Entretanto, a companhia fez mistério sobre o desempenho automotivo do modelo. "É um pouco cedo para falarmos sobre o motor. Certamente será competitivo com os demais veículos elétricos", declarou Derrick Kuzak, vice-presidente de desenvolvimento de produto da Ford.

Como referência, o carro elétrico Leaf, da concorrente Nissan, percorre cerca de 160 quilômetros de distância e atinge velocidade máxima de cerca de 145 km/h. A velocidade máxima do Focus será de 134 km/h.

Segundo Kuzak, o Focus Electric levará de três a quatro horas para carregar a energia, o que, segundo ele, é metade do tempo dos concorrentes.

O CEO da Ford, Alan Mulally, disse que alguns dos desafios a serem superados no futuro são o custo e a infra-estrutura de postos de reabastecimento. Para isso, a Ford iniciou uma parceria com a Best Buy e a com Leviton para instalar postos caseiros, custando cerca de 1,5 mil dólares cada.

"O posto caseiro será de 220 volts e permite cargas de três a quatro horas. Além de fornecer o valor do abastecimento", completou Kuzak.

O carro é alimentado por um sistema de baterias de ion de lítio feito pela Ford e pela LG Chem. O sistema utiliza aquecimento e refrigeração líquida para maximizar o tempo de vida útil da bateria. Por exemplo, em dias frios, um líquido quente aquece as baterias para que consigam alcançar uma temperatura que permita o abastecimento de forma eficiente e forneça energia para o desempenho do veículo.

A Ford não quis dizer quando custará o Electric Focus, mas, apenas para comparação, o Nissan Leaf custa cerca de 32 mil dólares.

Mulally acredita que a opção por veículos elétricos é apenas o começo do uso em massa de combustíveis alternativos. "Ainda veremos veículos de hidrogênio”, completou.

No momento, a Ford admite que carros elétricos não serão voltados para todos os públicos em geral, mas, principalmente, àqueles engajados em questões ambientais.

"Os clientes que optarem por um veículo elétrico agora, realmente, são aqueles que querem demonstrar sua preocupação com o meio ambiente", finalizou ele.

O Ford Focus Eletric estará disponível no final de 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem.