COM CARA DE POPULAR E EQUIPAMENTOS DE SEDÃ MÉDIO, ELE EXIGE CUIDADO COM A FRAGILIDADE E PREÇO DE PEÇAS E SEGURO
O trânsito caótico das grandes cidades pede um carro compacto, econômico, fácil de manobrar, com desempenho razoável e todos os confortos de um modelo completo de fábrica. Mas não seria nada mau se tivesse a opção do câmbio automático... Assim, o pequeno Kia Picanto é um dos poucos que se encaixam nesse perfil.
Por menos de 28 000 reais (cotação em março de 2009), é possível comprar um modelo 2006 com ar-condicionado, trio elétrico (inclusive nos comandos dos vidros traseiros), direção hidráulica, CD player com MP3, farol de neblina, rodas de liga leve e até airbag para o motorista. Por esse preço, você ainda pode desfrutar da garantia de fábrica de mais dois dos cinco anos oferecidos (sem limite de quilometragem) para um modelo zero – artigo mais que necessário para quem não quer arcar com o alto custo de peças que possam quebrar. Caro também é o seguro: considerando o perfil masculino, 30 anos, morador em São Paulo, o valor de seu prêmio sai por 3 800 reais, o dobro dos principais rivais nacionais.
Destinado a um público jovem, o hatch foi importado da Coreia do Sul em agosto de 2006, inicialmente na versão EX 1.1 12V com 64 cv, nas opções com câmbio manual de cinco marchas ou automático com quatro. Em 2007, acabou recebendo sua primeira mudança estética, basicamente na grade frontal.
A versão EX 1.0 12V de 61 cv só chegaria em fevereiro de 2008 repleta de novidades, entre elas a direção que ganhou assistência elétrica, regulagem de altura do volante, airbag duplo e manopla da alavanca de câmbio e volante de direção revestidos de couro. Porém a oferta da travamento elétrico das portas era restrita apenas à versão EX 1.1, que continuava em linha até maio do mesmo ano. Além disso, o Picanto ganhava pisca-pisca nos retrovisores, entrada auxiliar para iPod e USB. Na parte estética, sofreu reestilização em faróis, lanternas, para-choques, farol de neblina e rodas de alumínio com novo desenho, porém com as mesmas medidas da anterior.
FUJA DA ROUBADA
O Picanto oferece cores chamativas, como laranja, amarelo e verde, que agradam alguns donos, mas apresentam um problema: o preço de revenda desses carros é mais baixo e sua liquidez é menor.
NÓS DISSEMOS
MAIO DE 2007
“O Picanto lembra o Fit, o teto é alto, mas o motorista não fica tão longe do chão. Há espaço farto para quatro adultos (oficialmente, cabem cinco), num carro 18 cm menor que o Ford Ka. (...) A carroceria leve dá ao Kia relação peso/ potência de 14,2 kg/cv, melhor que a do Idea 1.4. Na cidade, o motor 1.1 desliza sem sofrimento. Não há trancos, vibrações exageradas ou ruído. É um carro simples, mas não rude. E agradável. Os materiais de acabamento são baratos, mas há capricho na combinação de texturas e gentilezas, como o bolso costurado na lateral do banco do carona.”
PREÇOS DOS USADOS (EM MÉDIA)*
2006
1.0/1.1: R$ 27 551
1.0/1.1 aut.: R$ 31 186
2007
1.0/1.1: R$ 28848
1.0/1.1 aut.: R$ 32 975
2008
1.0/1.1: R$ 30 698
1.0/1.1 aut.: R$ 34 523
* FONTE: FIPE, cotações obtidas em março de 2009
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