Historia do Rally Dakar

O Rali Dakar é a maior e mais dura prova de automobilismo em todo o terreno. A prova decorre geralmente entre a Europa e a África, com a maior parte das edições a terminar nas praias da capital do Senegal, Dakar, após a passagem pelo deserto do Saara. A prova tem regularidade anual e começa sempre na primeira semana de cada ano. Competem as categorias de automóveis, motos e caminhões.

História e percurso

Rastos deixados na Mauritânia

A prova teve a sua primeira edição em 1979 (com início a 26 de Dezembro de 1978), um ano após Thierry Sabine se ter perdido no deserto (quando participava no rali Abidjan-Nice, de moto) e decidir que seria um bom sítio para um rali regular. De início, o rally iniciava-se sempre em Paris e terminava em Dakar, interrompendo-se por um dia pela travessia marítima do Mediterrâneo; contudo, devido a razões políticas, de segurança, de patrocínios e outros factores, a prova, incluindo a origem e término, têm variado ao longo dos anos. Por exemplo, devido à instabilidade na Argélia, não tem havido passagens pelo seu território nas últimas edições.

A prova de 1994 foi a única vez em que o rali foi de ida e regresso a Paris. Devido a queixas domaire de Paris, o final teve de ser movido dos Campos Elíseos para o parque da EuroDisney. Isto levou a organização a escolher rotas distintas nos anos seguintes:

  • 1999: De Granada a Dakar
  • 2000: De Dakar ao Cairo (Egipto)
  • 2001: De Paris a Dakar
  • 2002: De Arras, no norte de França (160 km de Paris), por Madrid, a Dakar
  • 2003: De Marselha a Sharm el Sheikh (Egipto)
  • 2004: De Clermont-Ferrand a Dakar
  • 2005: De Barcelona a Dakar
  • 2006: De Lisboa a Dakar, entre 31 de Dezembro de 2005 e 15 de Janeiro de 2006, num total de 9 043 km
  • 2007: De Lisboa a Dakar
  • 2008: Cancelado por motivos de segurança.
  • 2009: De Buenos Aires, passando por Valparaíso (Chile), até Buenos Aires
  • 2010: De Buenos Aires, passando por Antofagasta (Chile), até Buenos Aires

O primeiro Paris-Dakar partiu a 26 de dezembro de 1978. Dos 170 participantes de saíram de Paris, apenas 69 chegaram a Dakar. O evento reúne pelo menos 500 veículos, entre carros, motos e caminhões.

O percurso muda a cada ano (já variou de 8,5 mil a 15 mil quilômetros). Em 2003, o rali largou de Marselha, na França, e passou pela Espanha, Tunísia e Líbia até chegar em Sharm El Sheikh, às margens do rio Vermelho, no Egipto.

Em 2009 foi a primeira vez que o Rally Dakar se disputou em terra Sul-americanas. Após o cancelamento em 2008 em razão de ameaças terroristas, decidiu-se por mudar o continente para maior segurança. Em 2010, o Rally volta a ser na Argentina e no Chile. Quando os problemas de segurança na África forem resolvidos, a probabilidade de que a competição volte para o continente de origem é bastante significativa.

Crise da Segurança e cancelamento da edição 2008

Em 04 de janeiro de 2008, um dia antes do início, a edição desse ano foi cancelada devido à suposta falta de segurança em trechos daMauritânia, onde dias antes quatro turistas franceses haviam sido assassinados. Existiram também ameaças da rede terrorista Al Qaeda. O governo da Mauritânia discordou da falta de segurança e alegou um grande prejuízo em função do cancelamento da prova.

Os organizadores da prova garantem que o cancelamento da edição 2008 não afetará a tradição do evento e que em breve os apaixonados terão novidades a respeito do Rali.


Disputa em outros países

Devido à constante instabilidade de regiões da África, a organização do Rali tem cogitado levar a prova para outros países e outros continentes, já no ano de 2008.


América do Sul

Chile, Peru, Brasil e Argentina apresentaram opções de disputa do Rali Dakar a partir de 2008. Os governos peruano e chileno apresentaram proposta para a realização do Rali. O piloto peruano Henry Bradley ficou como responsável pela construção do projeto.

O governo chileno se adiantou e apresentou proposta oficial para realização do Rali ainda em 2008, sendo uma das opções estudadas pela organização do evento.

O rali de 2009 acabou envolvendo o Chile e a Argentina , saindo de Buenos Aires indo ao Chile e voltando para Buenos Aires.


Edição 2009

O Rali Dakar de 2009 é a trigésima edição do evento. O rali iniciou oficialmente no dia 3 de janeiro, e seu percurso passará pela Argentinae Chile. Tradicionalmente a corrida ocorre na Europa e norte da África, mas a organização decidiu transferir o local por razões de segurança.

Participam dessa edição um total de 217 motos, 25 quadriciclos, 177 carros e 81 caminhões.


Lista de Vencedores

AnoCarrosMotosTrajeto
Piloto (autom.)Co-PilotoNacionalidadeMarcaPiloto (moto)NacionalidadeMarca
2010SainzCruzEspanhaVolkswagenDesprèsFrançaKTMBuenos Aires - Antofagasta -Buenos Aires
2009de VilliersVon ZitzewitzÁfrica do Sul/AlemanhaVolkswagenComaEspanhaKTMBuenos Aires - Valparaiso -Buenos Aires
2008Não Realizado
2007PeterhanselCottretFrançaMitsubishiDesprèsFrançaKTMLisboa - Dakar
2006AlphandPicardFrançaMitsubishiComaEspanhaKTMLisboa - Dakar
2005PeterhanselCottretFrançaMitsubishiDesprèsFrançaKTMBarcelona - Dakar
2004PeterhanselCottretFrançaMitsubishiRomaEspanhaKTMClermont-Ferrand - Dakar
2003MasuokaSchulzJapãoMitsubishiSainctFrançaKTMMarselha - Sharm el Sheikh
2002MasuokaMaimonJapãoMitsubishiMeoniItáliaKTMArras - Madrid - Dakar
2001KleinschmidtSchulzAlemanhaMitsubishiMeoniItáliaKTMParis - Dakar
2000SchlesserMagneFrançaRenaultSainctFrançaBMWParis - Dakar - Cairo
1999SchlesserMonnetFrançaRenaultSainctFrançaBMWGranada - Dakar
1998FontenayPicardFrançaMitsubishiPeterhanselFrançaYamahaParis - Granada - Dakar
1997ShinozukaMagneJapãoMitsubishiPeterhanselFrançaYamahaDakar - Agades - Dakar
1996LartiguePerinFrançaCitroënOrioliItáliaYamahaGranada - Dakar
1995LartiguePerinFrançaCitroënPeterhanselFrançaYamahaGranada - Dakar
1994LartiguePerinFrançaCitroënOrioliItáliaCagivaParis - Dakar - Paris
1993Bruno SabySeriyesFrançaMitsubishiPeterhanselFrançaYamahaParis - Dakar
1992Hubert AuriolMonnetFrançaMitsubishiPeterhanselFrançaYamahaParis - Sirte - Cidade do Cabo
1991VatanenBerglundFinlândiaCitroënPeterhanselFrançaYamahaParis - Tripoli - Dakar
1990VatanenBerglundFinlândiaPeugeotOrioliItáliaCagivaParis - Tripoli - Dakar
1989VatanenBerglundFinlândiaPeugeotLalayFrançaHondaParis - Tunis - Dakar
1988KankkunenPiironenFinlândiaPeugeotOrioliItáliaHondaParis - Argel - Dakar
1987VatanenGirouxFinlândiaPeugeotNeveuFrançaHondaParis - Argel - Dakar
1986MetgeLemoyneFrançaPorscheNeveuFrançaHondaParis - Argel - Dakar
1985Zanirolida SilvaFrançaMitsubishiRahierBélgicaBMWParis - Argel - Dakar
1984MetgeLemoyneFrançaPorscheRahierBélgicaBMWParis - Argel - Dakar
1983IckxBrasseurBélgicaMercedesAuriolFrançaBMWParis - Argel - Dakar
1982MarreauMarreauFrançaRenaultNeveuFrançaHondaParis - Argel - Dakar
1981MetgeGirouxFrançaLand RoverAuriolFrançaBMWParis - Dakar
1980KottulinskyLuffelmanSuéciaVolkswagenNeveuFrançaYamahaParis - Dakar
1979GenestierTerbiautFrançaLand RoverNeveuFrançaYamahaParis - Dakar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem.