A Evolução das Logomarcas dos Carros

Quem vê o escudo da Volkswagen, da Fiat ou de qualquer outro fabricante de automóveis incrustada na grade ou no capô de seus carros link externo não imagina a carga histórica trazida por esses símbolos modernos. Muitos deles remontam ao período compreendido entre o fim do século XIX e início do século XX, época na qual homens visionários fizeram a aurora da era do automóvel, sem dúvida nenhuma a invenção quem mais influiu (e ainda influi) na nossa vida.

Boa parte dos fabricantes de hoje ainda levam os nomes de seus fundadores em suas logomarcas. É claro que não vamos colocar as quase 200 marcas existentes no mundo aqui, mas procuraremos listar as mais tradicionais e conhecidas para mostrar a evolução das marcas através do tempo. Ajudadas também pela evolução do design e do marketing, as logomarcas procuram mostrar a cada evolução uma nova visão mercadológica, a fusão de diferentes conceitos ou até mesmo uma retomada a um passado de glórias, como você pode conferir nas ilustrações abaixo:

Aston Martin

Famosa por ser a viatura oficial do agente secreto 007 James Bond, a Aston Martin procurou se manter fiel ao desenho da sua segunda logomarca, o par de asas envolvendo as palavras Aston (em homenagem a uma corrida de subida de montanha na localidade de Aston Clinton, Inglaterra) e Martin (sobrenome de um dos fundadores da marca). Note que a cor verde, o famosoBritish Racing Green, só foi incorporado à logomarca em 1987.


Audi

Os quatro anéis formadores da logomarca Audi não estão ali de graça: eles representam as quatro fábricas que se uniram em 1932 para formar a Auto Union. Ela durou até 1987, quando a empresa mudou o nome de vez para Audi AG. Vão-se marcas, ficam os anéis: as quatro argolas estão lá para lembrar a origem do gigante que é hoje a Audi.


BMW

A Fábrica de Motores da Bavária (Bayerische Motoren Werke) mudou pouco sua logomarca através da sua história: mudanças nos tipos e nas cores dos círculos externos. O essencial está lá: a hélice de avião girando sobre o símbolo do estado da Bavária.


Fiat

A Fiat passou por diversas fases, e isso pode ser conferido na variedade de logomarcas usadas pela fábrica através de sua história. De simples motivos retangulares a elaboradas composições, de um tudo já foi usado para representar a Fábrica Italiana de Automóveis de Turim. Na fase atual, a logomarca estampada nos capôs dos carros é uma releitura da usada no período de 1925 a 1931.


Ford

A fábrica fundada por Henry Ford, um dos precursores da produção seriada, também é outra que teve poucas modificações na sua logomarca. Com a adoção da forma oval em 1912 e sua posterior colorização em azul 25 anos depois, o mito da ‘marca do oval azul’ estava criado.


Mazda

A marca fundada por Jujiro Matsuda em Hiroshima, Japão recebeu esse nome em referência a Ahura-Mazda, deus da religião zoroástrica que concedeu sabedoria ao homem e o uniu à natureza e a outros deuses. A logomarca da empresa sofreu diversas modificações, sendo hoje representada por um ‘M’ estilizado, como fora nos primórdios.


Mercedes-Benz

A estrela de 3 pontas, simbolizando o domínio dos motores Mercedes-Benz na terra, na água e no ar, está lá desde o início da empresa e foi desenhada pelo próprio fundador, Gottlieb Daimler. De rival, Karl Benz tornou-se sócio da recém criada empresa e o Mercedes do nome veio em homengaem à filha de Emil Jellinek, que viria a comprar 36 unidades de um modelo recém-lançado caso nomeassem o modelo com o nome de sua filha, Mércedès Jellinek. Hoje, a estrela de 3 pontas é referência em automóveis de alta qualidade, sendo reconhecidos como um dos melhores do mundo.


Mitsubishi

A origem do conglomerado japonês data do início do século XX, quando o japonês Yataro Iwasaki deixou sua cidade natal e tornou-se proprietário de 3 barcos cargueiros a vapor, que logo se tornariam 30 e trouxeram fama e fortuna ao jovem empreendedor japonês. A logomarca e o nome da empresa (‘mitsu’ = três, ‘bishi’ = diamantes) fazem referência aos primeiros barcos de Iwasaki e também ao símbolo de sua família.


Peugeot

O leão, símbolo da Peugeot desde que ela fabricava bicicletas link externo, sofreu diversas modificações, mas sempre procurando caracterizar seus automóveis com a valentia caraterística do felino. Interessante notar que a logomarca atual parece uma releitura da lançada em 1950, com toques mais modernos e sóbrios.


Renault

A empresa fundada por Louis Renault em 1898 tem uma história de sucessivas mudanças no seu logotipo. A mais marcante data do fim da Segunda Guerra Mundial, quando a Renault é confiscada de Louis Renault por supostamente ter colaborado com a invasão nazista à França. A empresa torna-se uma estatal e assim fica até meados da década de 70. A logomarca, representada por um diamante, tem a atual forma desde 2004, com uma pequena alteração de layout em 2007.


Volkswagen

O fabricante do ‘carro do povo’ nasceu de um desejo do ditador alemão Adolf Hitler de ter um carro que todo cidadão alemão pudesse comprar (o Fusca), atravessou a Segunda Guerra Mundial, quase foi destruída, foi rejeitada por potenciais compradores no pós-guerra… a evolução da logomarca da Volkswagen tenta mostrar uma empresa revigorada e antenada com o futuro do automóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem.