Como funcionam os carros que estacionam sozinhos

Tecnologia atual e futura

Em 1992, a Volkswagen utilizou a tecnologia de auto-estacionamento em seu carro-conceito Futura IRVW (sigla para Pesquisa Integrada Volkswagen). O IRVW estacionava com total autonomia: o motorista podia sair do carro e observar enquanto o carro estacionava sozinho. Um computador (do tamanho de um PC) no porta-malas controlava o sistema. A Volkswagen estimou que esse recurso acrescentaria cerca de US$ 3 mil ao preço de um carro e ele nunca foi oferecido em um modelo de produção [ref - em inglês].

Em 2003, a Toyota começou a oferecer uma opção de auto-estacionamento, chamada Assistente de Estacionamento Inteligente em seu híbrido Prius japonês. Três anos mais tarde, os motoristas britânicos tinham a opção de acrescentar o auto-estacionamento ao Prius pelo equivalente a US$ 700. Até agora, 70% dos Prius britânicos foram comprados com esse recurso [ref].

O Toyota Prius
Imagem cedida por Toyota Motor Europe S.A./N.V.
Toyota Prius 2006

Apesar de a Toyota ser atualmente a única companhia com um carro que estaciona sozinho no mercado, outras empresas possuem sistemas de auto-estacionamento a caminho. Em 2004, um grupo de estudantes da Universidade de Linköping na Suécia colaboraram com a Volvo em um projeto chamado Evolve (literalmente, desenvolver). O carro Evolve pode fazer balizas de modo autônomo. Os estudantes equiparam um Volvo S60 com sensores e colocaram um computador em seu porta-malas, que controla o volante assim como os pedais do acelerador e freio. A Siemens VDO (site em inglês) está trabalhando em um sistema de assistência ao motorista independente chamado Park Mate (literalmente, parceiro para estacionar), o qual auxiliaria os motoristas a encontrar uma vaga, assim como a estacionar nela.

Park Mate da Siemens VDO
Imagem cedida por Siemens VDO
O Park Mate da Siemens VDO ajudaria os motoristas a encontrar e a estacionar nas vagas

Um carro que pode assumir o controle do volante para estacionar a si mesmo é uma coisa, mas um carro que dirige a si mesmo é outra. Isso se parece com um sonho futurista: milhões de carros econômicos dirigindo suavemente sob o controle do computador, evitando colisões e mantendo velocidades seguras, enquanto os "motoristas" relaxam e assistem à TV ou tiram um cochilo. A que distância estamos dessa "autotopia" à moda dos "Jetsons"? Provavelmente, muito longe.

Muitas pessoas gostam de dirigir, portanto poderia ser difícil para elas renunciar ao controle de seus veículos (controle que iria para um computador), mesmo que isso fosse mais seguro. As leis de confiabilidade do produto também teriam de ser consideradas. No entanto, a tecnologia não está muito distante. A General Motors planeja oferecer aos motoristas alemães um Opel Vectra 2008 capaz de dirigir a si mesmo. O carro dirigirá sozinho a 96 km/h, usando um sistema de câmeras, lasers e computadores para rastrear as pistas, sinais, curvas, obstáculos e outros carros da estrada. [ref - em inglês].

Opel Vectra da GM
Imagem de domínio público
O Opel Vectra 2008 no 2006 Opel Zentrum em
Berlim, Alemanha

Alguns carros já possuem um sistema de controle da velocidade de cruzeiro semi-automatizado, conhecido como controle adaptativo da velocidade de cruzeiro. Esse sistema permite que o motorista estabeleça uma velocidade, como um controle da velocidade de cruzeiro comum. No entanto, esse sistema usa raios laser para detectar a distância de quaisquer veículos na estrada à frente e automaticamente diminui a velocidade do carro se ele chegar muito perto.

Outro desenvolvimento que está por vir usa a tecnologia sem fio para conectar os carros uns aos outros. Se um carro detectar condições escorregadias em uma curva, os carros atrás dele receberão a informação e diminuirão a velocidade. Os sistemas de controle de tração também entrariam em ação. Além disso, esse sistema poderia detectar condições de trânsito por meio do rastreamento das velocidades dos outros carros e então sugerir rotas alternativas.

Enquanto os carros com auto-estacionamento podem parecer um luxo sem importância no momento, eles são na verdade o próximo passo na evolução da tecnologia automotiva. Para mais informações sobre carros que estacionam sozinhos e assuntos relacionados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem.