Se você é como eu, gosta de usar até a última gota de combustível. Se você pudesse rodar 40 quilômetros a mais com cada tanque, poderia economizar de duas a três idas ao posto de gasolina no período de um ano.

O maior empecilho para o aumento da quilometragem do tanque do seu carro é o medidor de gasolina, que o faz pensar que o tanque tem menos combustível que de fato tem. Este instrumento é impreciso, podendo indicar "vazio" quando ainda há vários litros no tanque, e "cheio" mesmo depois de 100 km rodados.


Neste artigo vamos aprender por que os medidores de combustível se comportam assim. Existem duas peças principais para o funcionamento do medidor: a bóia - que mede o nível de combustível no tanque- e o medidor do painel - que indica o nível de combustível para o motorista. Primeiro, vamos ver como funciona um medidor típico.


A unidade de envio

O módulo da bóia está localizado no tanque do carro e consiste em umabóia, normalmente feita de um tipo de espuma plástica, conectada a uma fina haste metálica. A base da haste é montada a uma resistência variável. A resistência é um instrumento elétrico que suporta um fluxo de eletricidade; quanto maior for a resistência elétrica, menor será o fluxo de corrente. No tanque de combustível, a resistência consiste numa faixa de material metálico resistente conectado à massa. Um contato deslizanteconectado ao medidor desliza sobre a faixa metálica, conduzindo a corrente do medidor à resistência. Se o contato deslizante estiver próximo ao lado aterrado da faixa metálica, haverá menos material resistente no percurso da corrente, portanto, a resistência será menor. Se o contato deslizante estiver do outro lado da faixa metálica, haverá mais material resistente no percurso da corrente, portanto a resistência será maior.



No módulo da bóia, o combustível precisa baixar a um certo nível antes que a bóia comece a baixar

Quando a bóia está perto da parte alta do tanque, o contato deslizante da resistência variável permanece perto do lado aterrado (negativo), o que significa que a resistência é pequena e uma quantidade relativamente grande de corrente passa através do módulo da bóia em direção ao marcador do painel. Quando o nível do tanque baixa, a bóia abaixa, o contato desliza, a resistência aumenta e a quantidade de corrente enviada ao marcador diminui.

Rodando no "vazio"
Você pode se surpreender ao saber quanto o seu carro ainda tem de combustível quando o marcador indica "vazio". Para descobrir, confira no manual do proprietário o volume exato da capacidade do tanque do seu carro. Assim, da próxima vez que o marcador indicar "vazio", procure o posto mais próximo e encha o tanque. Subtraia o número de litros que você usou pra encher o tanque do número de litros que o manual do proprietário indica caber no mesmo, assim saberá quanto o tanque ainda tinha de combustível quando o marcador indicava vazio.
Este mecanismo é uma das razões da imprecisão do medidor de combustível. Você deve ter notado que o medidor tende a ficar na posição "cheio" por um bom tempo após o abastecimento. Quando o tanque está "cheio", a bóia está em sua posição mais alta - a movimentação vertical da bóia é limitada ou pela haste onde está conectada ou pelo topo do tanque. Isto significa que a bóia está submersa e não irá afundar até que o nível do tanque atinja a base da bóia. O ponteiro do medidor não se moverá até que a bóia comece a baixar.

Algo parecido pode acontecer quando a bóia se aproximar do fundo do tanque. A extensão do movimento não chega até o fundo para que a bóia alcance o fim do tanque enquanto ainda houver combustível. Por isso, na maioria dos carros, quando o marcador indica abaixo de vazio ainda existe combustível no tanque.

Outra possível causa da imprecisão é o formato do tanque de combustível. Os tanques de combustível dos carros novos são feitos de plástico, moldados para serem encaixados em espaços muito apertados. O tanque deve ser moldado para encaixar entre as peças do chassi do carro. Isso significa que quando a bóia alcança a metade do tanque, deve haver mais combustível ou às vezes menos da metade de combustível restante no tanque, dependendo do seu formato.