Vinte anos depois, a BMW voltará a disputar o DTM — campeonato alemão de carros de turismo — em 2012. Entretanto, para que o retorno à categoria seja viável financeiramente, a montadora deve deixar a disputa do WTCC ou do Le Mans Series [GT2]. O chefe da marca para assuntos ligados a automobilismo, Mario Theissen, afirmou à revista britânica “Autosport” que não há condições de participar de três competições simultaneamente.
A montadora ainda não acertou sua permanência no WTCC para a próxima temporada, enquanto a permanência na LMS é confirmada até o fim de 2011. A mudança representa uma renovação na estratégia da BMW, que deixou a F1 no término do último campeonato. Através da Mini, subsidiada pela Prodrive, a marca germânica anunciou recentemente seu ingresso no WRC, o Campeonato Mundial de Rali.
Apesar da BMW estar focada no desenvolvimento do novo motor de 1,6 litro para as novas configurações para 2011, tanto no rali quanto no WTCC, Theissen negou que isso signifique a permanência da fábrica no Mundial de Carros de Turismo. De acordo com o alemão, os novos propulsores serão concebidos para uso em carros de equipes clientes da montadora.
Além da BMW, rumores dão conta que a Opel — subsidiária europeia da Chevrolet — estaria de volta ao DTM com o apoio técnico da equipe de F1 Williams। Se confirmado, seria um aumento significativo, já que a categoria alemã conta atualmente com Mercedes e Audi no grid.
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