PROBLEMAS NO CÂMBIO DUALOGIC DO FIAT LINEA

PROPRIETÁRIOS RELATAM COMPORTAMENTO IRREGULAR NA CAIXA AUTOMATIZADA DO SEDÃ

Segundo o slogan publicitário da Fiat, o Linea é um sedã elegante e surpreendente. De acordo com alguns de seus proprietários, o modelo tem surpreendido, sim, mas devido a recorrentes problemas de funcionamento no câmbio automatizado Dualogic. Entre as reclamações de seus donos, há relatos de falhas no sistema, marcha que não é engatada, veículo que não anda e até pedal de freio endurecido.

Para a aposentada carioca Ana Maria Ferretti Fioretti, a surpresa teve início quando seu Linea 1.9 2008 tinha rodado 300 km. “O carro começou com um apito alto e irritante e simplesmente parou no meio da rua. Depois resolvi levá-lo à autorizada, quando aconteceu novamente. Ficaram quase uma semana para tentar resolver e não conseguiram”, afirma Ana Maria. “Depois que fiquei mais de 25 dias sem o veículo e após rodarem quase 1 000 km em testes, meu Linea continuou apresentando o mesmo defeito.”

Problemas no câmbio dualogic do Fiat Linea

Pior que não resolver o problema é quando os técnicos escondem do proprietário qual foi a tentativa de conserto, experiência vivida pelo empresário Marcelo Gilberto Antoniolli, de Valinhos (SP), dono de um Linea Absolute Dualogic 2009. “Aos 400 km eu precisava de sete tentativas para fazer o motor funcionar. Quando fui buscá-lo na concessionária, vi meu carro chegando e perguntei ao consultor o que havia acontecido. Ele explicou que precisaram trocar algumas peças do câmbio e que não conseguiram avisar a tempo.”

No entanto, o caso de Antoniolli não se encerrou aí. Aos 2 200 km, o câmbio parou de funcionar. “Tive de ligar e desligar o carro várias vezes até voltar ao normal. Quatro dias depois, o problema voltou e o carro parecia que estava funcionando com dois ou três cilindros a menos. Tive de ligar mais de dez vezes para o atendimento exclusivo L’Unico. Só consegui resolver o defeito na terceira tentativa”, afirma o empresário.

Além das falhas mecânicas e no atendimento da assistência técnica, a falta de peças do câmbio pode complicar ainda mais a situação, como descobriu José Fernandes da Silva Gonçalves Lacerda, de Belo Horizonte (MG). “Todas as manhãs eu percebia que o carro não funcionava direito. Acendia uma luz no painel, indicando avaria no sistema Dualogic. No câmbio não entrava neutro ou drive, além do pedal de freio, que ficava duro. Na concessionária, tentaram reprogramar o câmbio e a chave, mas não deu certo. Agora alegaram que precisam trocar a centralina do câmbio, mas eles não têm a peça em estoque e não existe previsão para ela chegar”, afirma José Fernandes.



O POVO RECLAMA

“Tive problema duas vezes. As marchas não entravam ou o carro não andava. Para o câmbio voltar a funcionar, eu precisava desligar o motor ou mudar de neutro para drive várias vezes.”
Luiz Cláudio Pádua Netto, médico, Araguari (MG)

Fiat Linea, Video

Fonte: Revista Quatro Rodas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem.