Olho no Lancer Evo X!

O esportivo da Mitsubishi antecipa a chegada da versão mais comportada do sedã, que começará a ser produzida no Brasil em 2012

Guilber Hidaka

Sedãs costumam ser veículos familiares. Mas pronuncie o termo “evo” em uma roda de aficionados por carros e ninguém vai discorrer sobre o tamanho do porta-malas ou o espaço no banco de trás. No Mitsubishi Lancer Evo (de evolution), a principal função do porta-malas é servir de apoio para o aerofólio. E sabe por que o enorme aerofólio está lá? Porque na frente há um motor turbo de 295 cavalos!

Pela primeira vez no Brasil, a Mitsubishi resolveu investir em veículos compactos, voltados para o asfalto. O Lancer será produzido em Catalão (Goiás) a partir de 2012. E a missão do Evo X é “abrir” caminho para a chegada dele. Torná-lo mais conhecido. As vendas do Evo começam em julho, ao preço de R$ 199.900. O Evo continua fiel à filosofia do pioneiro, lançado em 1992. Ao contrário de carros de rua adaptados para corridas, o Lancer Evo fez o caminho inverso: nasceu para disputar o WRC, o campeonato mundial de rali. E foi para as ruas porque, pelo regulamento, só poderiam participar das corridas modelos de produção em série.

Guilber Hidaka
Os destaques da traseira são as duas saídas de escape, o extrator de ar e o enorme aerofólio sobre o porta-malas

Por causa dessa característica, até a nona geração (produzida entre 2005 e 2008) o Evo era um carro muito simples, quase desconfortável. Já o Evo X (o “X” indica a décima geração) representou um grande salto na vida do sedã, que ficou mais luxuoso, confortável e belo.
O novo modelo incorporou muita eletrônica, para auxiliar a pilotagem. Uma das novidades é o S-AWC (Super All Whell Control), um sistema centralizado que comanda tração, estabilidade, frenagem e aceleração lateral. O sistema ABS tem calibração para situação off-road. Além disso, há um dispositivo denominado AYC (Active Yaw Control), responsável pelo controle em situações de guinada, ou escorregamento lateral. Como resultado, o limite de estabilidade aumentou muito: “A eletrônica está lá para ajudar a guiar, não para atrapalhar”, diz o engenheiro Reinaldo Muratori, diretor de planejamento da marca.

Guilber Hidaka

Se nada disso for suficiente, o Evo conta com airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho (para o motorista). Nas contas da empresa, são nove airbags, mas a Mitsubishi considera quatro bolsas de cortina. Pela primeira vez, o Evo recebeu itens como faróis de xenônio (alto e baixo), câmbio de seis marchas automatizado de dupla embreagem (trocas muito mais rápidas), alavancas para mudança de marcha no volante e três modos de condução: normal, esportiva e superesportiva. A alteração é feita por uma tecla perto da alavanca de câmbio. O modo mais radical (superesporte) é acionado segurando-se por alguns segundos a tecla, desde que o carro não esteja a mais de 10 km/h. Nesse caso, as trocas de marcha são feitas em rotações maiores, e as reduções ocorrem assim que a rotação cai.

Guilber Hidaka

O volante tem alavancas para mudança de marcha. O modo de condução é selecionado no console

O câmbio continua a oferecer seis marchas, mas agora o sistema é automatizado e a embreagem é dupla. Outra novidade é o controle de largada. Com o sistema acionado, a arrancada é feita com o motor a 5.000 rpm, e sem patinação das rodas (por causa da tração 4x4). Assim, os 100 km/h são alcançados em 6,1 segundos. Os 1.000 metros são obtidos em 26,1 segundos, com o carro a 202 km/h. O 2.0 turbo de quatro cilindros rende 295 cv, 5 cv a mais que o anterior. Já o torque caiu de 40 kgfm para 37,3 kgfm. Além disso, o carro ficou 100 kg mais pesado (1.590 kg), resultado do crescimento da carroceria. Embora o comprimento tenha diminuído 3 cm (4,5 m), a largura cresceu 4 cm (1,81 m) e a altura, outros 3 cm (1,48 m).
Peças como teto, para-lamas dianteiros e capô são de alumínio, para manter o centro de gravidade baixo e melhorar desempenho e dirigibilidade. Se o
Lancer nacional (que ainda vai demorar um pouco para chegar) precisava de um cartão de visita, a encomenda não poderia ter sido melhor.

Mitsubishi Lancer Evolution X, Video


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem.