A Nissan apresentou no o Leaf, o primeiro veículo eléctrico de produção, de preço acessível e equipado com baterias de iões de lítio a ser fabricadas em Portugal.
Com capacidade para cinco ocupantes, o Leaf é movido por um motor eléctrico de 80 kW, o equivalente a mais de 100 cavalos de potência, e 280 Nm de binário máximo, possui uma autonomia de 160 km e é capaz de alcançar os 140 km/h de velocidade máxima. Uma extensa pesquisa efectuada a consumidores demonstra que esta autonomia satisfaz os requisitos diários de condução de mais de 70% dos consumidores mundiais de automóveis. A bateria de iões de lítio, colocada sob o piso do veículo para não comprometer o espaço do habitáculo ou de carga, pode ser carregada até 80% em 30 minutos, com um carregador rápido. A carga completa demora oito horas numa tomada de 200 Volt, tempo suficiente para permitir a recuperação, durante a noite, tanto do condutor, como do automóvel.
Para melhorar a utilização do Leaf, a Nissan criou um sofisticado sistema de assistência que fornece informações sobre os níveis de energia da bateria, autonomia e indica os postos mais próximos para o carregamento da bateria. Além destas informações, este sistema permite ao condutor monitorizar o estado da carga do veículo através de um website online ou um celular. Por exemplo, quando a bateria se encontra completamente carregada, é enviada uma mensagem de aviso para o celular. As funções de controlo remoto adicionais incluem ligar e desligar o sistema de carregamento ou definir o temporizador do ar condicionado.
A frente do Leaf caracteriza-se por um design em forma de V, vertical, dos longos faróis oblíquos de LEDs, que possuem um reflector interno azulado que anuncia, «Este automóvel é especial». Mas os faróis são mais do que uma simples marca de personalidade. Estão também concebidos para dividir e redireccionar o fluxo de ar de forma inteligente para longe dos espelhos retrovisores, reduzindo assim o ruído do vento e a resistência aerodinâmica. Estes incorporam ainda a lógica ambiental da marca ao consumirem apenas 10 por cento da electricidade das lâmpadas convencionais.
‘O Nissan Leaf é um feito incrível - um feito do qual todos os funcionários da Nissan se podem orgulhar’, afirmou o Presidente e CEO da Nissan Carlos Ghosn. ‘Trabalhámos incansavelmente para tornar este dia realidade: lançar um veículo para o mundo real com emissões zero - não apenas emissões reduzidas. É o primeiro passo no que será certamente uma excitante viagem para pessoas em todo o mundo, para a Nissan e para a indústria’.
‘O nosso automóvel tinha de ser o primeiro veículo eléctrico do mundo, de tamanho médio, prático: que os condutores pudessem adquirir e quisessem utilizar todos os dias. E foi o que conseguimos criar. O estilo irá identificar não só o Nissan Leaf mas também o proprietário, como um participante na nova era de mobilidade de emissões zero’, disse Masato Inoue, Designer-chefe do Produto.
O Leaf, que deverá chegar aos mercados norte-americano, nipónico e europeu no final de 2010, com preços próximos aos de um modelo do segmento C, será o primeiro de uma gama de quatro modelos que o construtor está a desenvolver.
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