NISSAN GRAND LIVINA X CHEVROLET ZAFIRA

ENTRE AS MINIVANS NACIONAIS, SÓ ELAS LEVAM SETE PASSAGEIROS

Uma brisa refrescante sopra em meio à calmaria do segmento das minivans. Com a chegada da Nissan Grand Livina, a Chevrolet Zafira passa a dividir espaço nessa zona de conforto tão pouco concorrida, a dos monovolumes com capacidade para levar até sete passageiros. Adeus, vida mansa, a batalha vai começar.

Bonita, a Grand Livina não chega a ser. Simpática, talvez. Ela é o tipo de veículo do qual se gosta somente depois que se conhece melhor. Pela posição de dirigir, a boa visibilidade, a maciez ao rodar e a facilidade de manobrar, ela me lembra o Honda Fit, que tenho como um carro amigável, bom de conviver.

Este foi meu primeiro contato com uma minivan da família Livina fabricada no Brasil – ainda não dirigi a de cinco lugares. Mas já havia dirigido as duas Livina em um evento em Portugal, e fiquei com a sensação de que elas, pela aparente fragilidade, estranhariam nossas estradas. A boa surpresa é que deu para notar um forte trabalho de adaptação antes de trazer o carro para o Brasil. Segundo o gerente de planejamento de produto da Nissan, Anderson Suzuki, a Grand Livina foi praticamente reconstruída. Além de motor e câmbio diferentes dos que avaliei na Europa, todas as partes estruturais de carroceria e suspensão foram refeitas para ficarem mais robustas e resistentes.

Nissan Grand Livina X Chevrolet Zafira

A principal qualidade da Grand Livina é a flexibilidade, não só pelo motor flex (que é produzido no México e recebe a central eletrônica feita aqui pela Bosch), mas também pela cabine, que, pela movimentação dos bancos, pode assumir 64 configurações diferentes, de acordo com a fábrica. A Grand Livina é equipada com o mesmo 1.8 da Livina, de 126 cv, e pode oferecer vaga para sete, cinco ou dois lugares e espaço para bagagem de 127 a 964 litros. Além disso, os assentos da segunda fileira são bipartidos, rebatíveis, reclináveis e ajustáveis em distância.

A Zafira, por sua vez, é uma veterana de guerra. Foi lançada em 2001 e reestilizada em 2004. Mas seu design, de linhas simples e objetivas, ajudou o tempo a passar sem que vincos se tornassem rugas. Ao volante, ela também continua a mesma, embora seu acabamento tenha sido discretamente empobrecido, ao longo do tempo, com a troca de materiais.

No que se refere à versatilidade, a Zafira também é flex. Acabou de ganhar a nova versão do 2.0, que chegou primeiro ao Vectra, de 140 cv, e tem três fileiras de bancos, com os da segunda fileira bipartidos, rebatíveis, reclináveis e ajustáveis em distância. Na hora de contar as diferentes configurações internas, a GM foi mais modesta que a Nissan, no entanto. Parou em 28 combinações possíveis – sendo que a capacidade do porta-malas pode variar de 150 a 1 030 litros.

Na prática, a Grand Livina tem bancos mais fáceis de movimentar. Para rebater os assentos da segunda fileira da Grand Livina, basta puxar uma alça, enquanto a mesma operação na Zafira requer o acionamento de duas alavancas. Mas a Zafira oferece mais espaço na terceira fileira (na Livina, os joelhos de um adulto ficam em posição bem mais alta que o quadril).

Na pista, apesar de ter menos potência e torque, a Grand Livina contou com o fato de ser mais leve e ter câmbio mais curto. Superou a Zafira em todas as provas. No 0 a 100 km/h, foi quase 2 segundos mais rápida, com 11,5 segundos, enquanto a Zafira fez 13,4 segundos. Nas retomadas, de 60 a 100 km/h, por exemplo, a Nissan fez 6,5 segundos, contra 8 segundos da Chevrolet. E ser rápido, nesse caso, mais que performance, significa segurança. Em uma subida de serra, carregada, a Grand Livina tem mais chance de fazer uma ultrapassagem mais segura. No consumo também deu Nissan. Apesar de andar mais, ela gastou menos combustível. Ela ficou com as médias de 6,9 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada. E a Zafira conseguiu 6,3 e 8,5 km/l, respectivamente. Até nas medições de nível de ruído a Grand Livina se saiu melhor.

A Grand Livina é apresentada em quatro versões, resultantes da combinação de dois padrões de acabamento (básico e SL) e dois câmbios (manual e automática). A unidade que você vê aqui é a topo-de-linha SL automática. Os preços vão de 54 890 a 65 390 reais. A SL automática conta com ar-condicionado digital, bancos de couro, duplo airbag, ABS, faróis de neblina, sistema de som com entrada auxiliar, rodas de liga leve e dispositivo i-Key que dispensa o uso da chave para abertura de portas e partida do motor.

A Zafira tem oito opções: quatro acabamentos (Comfort, Expression, Elegance e Elite) e dois câmbios. A unidade vista aqui é a Expression, com preço mais próximo da Grand Livina SL. Na versão automática, a Zafira Expression custa 66 647 reais. Entre os itens de série, ar digital, bancos de tecido, duplo airbag, ABS, preparação para som, rodas de aço, abertura de portas por radiofrequência, faróis com regulagem elétrica de altura e piloto automático.

Mesmo com a prometida ampliação da rede, dos atuais 68 pontos para 83, até o fim do ano, a Nissan ainda ficará bem atrás da Chevrolet, com 559. Mas a Nissan compensa com três anos de garantia, enquanto a Chevrolet dá só um ano ou 10 000 km, o que vier primeiro. Pelo rendimento na pista, que se traduz em manobras mais seguras e economia de combustível, pelo conforto ao rodar e pela garantia mais longa, a Grand Livina leva a melhor neste comparativo.


GRAND LIVINA

R$ 65390


DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
A Nissan é mais dócil e fácil de manobrar. Sua suspensão é macia. Tem direção elétrica. Freou praticamente nos mesmos espaços que a rival.
★★★★

MOTOR E CÂMBIO
O motor tem cabeçote multiválvulas. O câmbio conta com overdrive, para a quarta marcha, que ajuda a economizar combustível na estrada.
★★★★

CARROCERIA
O design não encanta, mas tem ares de novidade. Sua estrutura foi reforçada para resistir às solicitações das ruas.
★★★★

VIDA A BORDO
Bancos de couro e detalhes metalizados no painel criam uma atmosfera mais sofisticada a bordo.
★★★★

SEGURANÇA
Tem duplo airbag e ABS com EBD e BAS.
★★★★

SEU BOLSO
A rede Nissan é pequena, mas, em compensação, a Grand Livina tem três anos de garantia.
★★★★



ZAFIRA

R$ 66647


DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
A Zafira tem um comportamento firme, com a direção mais pesada e a suspensão dura. Tem freio a disco nas quatro rodas.
★★★

MOTOR E CÂMBIO
O motor é dos anos 80, teve aperfeiçoamentos para ficar mais limpo. O câmbio tem modo Sport.
★★★★

CARROCERIA
O estilo não é novo, mas ainda não dá sinais de cansaço. Bancos mais pesados exigem esforço para serem movimentados.
★★★

VIDA A BORDO
A versão Advantage é bem equipada mas tem acabamento com materiais mais simples.
★★★

SEGURANÇA
Tem duplo airbag e ABS com EBD.
★★★★

SEU BOLSO
A rede Chevrolet é um diferencial. Mas a garantia de um ano ou 10 000 km é curta.
★★★★


VEREDICTO

A Grand Livina é um projeto mais novo que roda com mais suavidade, tem desempenho superior e que transmite mais segurança. Também é mais econômica e traz equipamentos exclusivos, em relação à Zafira, como freio auxiliar BAS, direção com assistência elétrica, rodas de liga leve e CD player. E ainda tem três anos de garantia.

Fonte: Revista Quatro Rodas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem.