Depois de aparecer com o vigoroso M5, ninguém imaginaria que o M6 já estaria pronto e é tão surpreendente e fascinante quanto o lendário M635CSI de 1985.
O M6, derivado do coupé Série 6 lançado em 2003, combina uma carroçaria de linhas sensuais com o motor V10 de 5,0 litros e 507 cv introduzido há pouco no novo M5. Com esta potência entregue às 7.750 rpm e binário máximo de 530 Nm às 6.100 rpm (mas às 3.500 já são 460 Nm), acelera dos 0 a 100 km/h em somente 4,6 segundos. A velocidade máxima fica restrita a 250 km/h pelo acordo com o governo alemão, mas superaria os 320 sem o limite electrónico.
O V10 possui o mais avançado controlo electrónico usado num carro, que realiza 200 milhões de operações por segundo. Cada cilindro tem a sua borboleta de aceleração, que pode abrir ou fechar totalmente em 120 milissegundos.
Como no M5, a caixa de velocidades do M6 é manual sequencial SMG (Sequential Manual Gearbox) de sete relações, que oferece seis modos em operação manual e cinco em automática. Em subidas e descidas, a caixa selecciona uma relação mais baixa para manter a aceleração. Nas reduções intensas comandadas pelo condutor, a embraiagem (automática, sem pedal) abre-se por instantes para que as rodas traseiras não bloqueiem. O diferencial autoblocante tem actuação variável de acordo com a velocidade.
O M6 usa rodas de 19 polegadas em alumínio forjado (1,8 kg mais leves que as de alumínio fundido), com pneus dianteiros de 255/40 e traseiros de 285/35, e travões que podem gerar 1,3 g de desaceleração, parando-o a partir de 200 km/h em 140 metros. A suspensão tem controlo electrónico dos amortecedores de série com três padrões: conforto, normal e sport. Quando o condutor selecciona um dos modos, altera o grau de assistência da direcção Servotronic. O controlo de estabilidade DSC também tem um modo sport, em que uma boa dose de saída de traseira pode ser provocada pelo acelerador antes de sua intervenção.
Tantos gadgets, como o do mostrador projectado no pára-brisas, podem ser ajustados no MDrive Manager: uma vez memorizados, um botão no volante faz o carro assumir os ajustes preferidos por aquele user. Tudo isso num coupé que ficou belíssimo com o tratamento visual desta versão: deflector dianteiro, saias laterais e traseira, esta com extractor de ar. Os bancos desportivos M são revestidos em couro Merino, disponível em diversas cores, incluindo o vermelho.
O motor do BMW M6 é accionado por um botão na consola central, com um detalhe: se não for accionado o comando Power, o M6 fica limitado a "apenas" 400 cv - ideal para emprestar à avó para ir ao supermercado...
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