Comparativo: Hilux X Ranger X L200 X S-10


Após 3115 quilômetros rodados na nova hilux nos trecho abaixo, posso tirar algumas conclusões:

1 - Goiânia / GO – Cristalina / GO = 294
2 - Cristalina / GO - Paracatu / MG = 126
3 - Paracatu / MG - Luis Eduardo Magalhães / BA = 715
4 - Luis Eduardo Magalhães / BA – barreiras / BA = 129
5 - Barreiras / BA - Luis Eduardo Magalhães / BA - = 129
6 - Luis Eduardo Magalhães, BA – Posse / GO = 256
7 - Posse / GO – Goiânia / GO = 546

2695 quilômetros rodados, sendo que foi feito várias vezes o trecho 3.

Como já havia andado em outras camionetes do mercado, tive 3 L200 sendo elas Sport hpe 2004, Outdoor hpe 2006/7 e outdoor GLS 2007; As vezes uso a Ranger 3.0 4x4 XLT 2007/2008 com nova suspensão, Tive praticamente todos os anos da GM S-10 até 2004 e agora estou com a Toyota Hilux, resolvi fazer um comparativo com as “minhas opiniões” sobre estas camionetes acima.

Mesmo tendo andando na L200 Triton diesel e Frontier SEL, não consigo ter parâmetros para estas duas camionetes devido ao pouco que andei nas mesmas. Pode ser que assim que eu ande em uma por mais tempo e que possa viajar e usar no meu trabalho possa ter uma opinião formada sobre as mesmas.

Lembrando que, são minhas opiniões. Elas podem ser divergentes de muitos aqui, mas reafirmo, são as minhas opiniões. Para quem já usou as mesmas e pode fazer esse tipo de comparativo, por favor, ajude a engrandecer o tópico.

Suspensão:
Este foi um item que me surpreendeu. Sinceramente, nenhuma delas passa a mesma sensação de segurança que a L200 sport / outdoor passa. Não estou falando que a suspensão das outras passa insegurança, apenas a L200 é bem superior as demais seja no asfalto, seja na terra, seja andando em costelas de vaca, seja em asfalto irregular e etc. Além disso, comparando agora a Ranger de nova suspensão e a Hilux a Ranger tem a suspensão um pouco mais acertada do que a Hilux. A Ranger chega a ter, ao meu ver, uma suspensão 20%melhor d que a Hilux. Sobre a S-10, neste período que fiquei sem a L200 após ter sido roubada, andei em algumas S-10 com o amortecedor amarelo que tanto o forista Loyer comenta. Realmente melhorou muito, mas ela ainda não chega a ser como as demais. Além disso, na terra e buracos a S-10 tem a frente bastante mole e assim, a quase todo o instante é comum ela chegar ao fim de curso do amortecedor. Já as outras, passando em praticamente no mesmo local ou em locais com a mesma característica, elas tem outra resposta.

1º - Mitsubishi L200 Outdoor
2º - Ford Ranger XLT 3.0 (Com nova suspensão)
3º -
Toyota Hilux SRV Automática
4º - GM S-10

Freios:
Mais uma surpresa. Aos que já andaram e efetivamente precisaram, sabem que o freio da L200 é muito bem dimensionado para ela. Meu irmão achou até que isso é devido a ela ter um peso menor que as demais, mas eu já penso que, se fez um veículo mais pesado, melhore o freio do mesmo. Mais uma vez comento, não estou falando que o freio das outras são ruins e perigosos, mas o da L200 é bem melhor. Após a L200 outro freio muito bom é o da S-10, depois vem a Ranger e por ultimo a Hilux. Recordo que os testes que fiz foram tanto vazio quanto utilizando as camionetes carregadas. A Hilux talvez tenha um freio um pouco pior devido ao cambio ser automático, mas como disse antes, isso não pode ser desculpa.

1º - Mitsubishi L200 Outdoor
2º - GM S-10
3º - Ford Ranger XLT 3.0
4º - Toyota Hilux SRV Automática

Câmbio:
Quando comecei a pensar no que adquirir após o roubo da L200, pesquisei bastante aqui no fórum para a decisão entre câmbio automático e câmbio manual. O comentário de três foristas (WCarlos – Waldir, Homero e Sergio Holanda) foram base para a minha decisão. Sinceramente, valeu cada centavo o investimento no câmbio automático. Depois vem uma briga que é mais por questões de gosto, ou seja, câmbio curto ou mais alongado (estou falando em L200 e Ranger). Meu irmão prefere o câmbio da Ranger e eu já prefiro o câmbio da L200. Como sou eu o cadastrado no fórum, vai a minha opinião. Já a S-10, continuo não gostando do câmbio extremamente longo junto à grande demora do acionamento da turbina e por isso, dá uma sensação muito ruim para quem está dirigindo.

1º - Toyota Hilux SRV Automática
2º - Mitsubishi L200 Outdoor
3º - Ford Ranger XLT 3.0
4º - GM S-10

Fora de estrada (Off-Road):
Não deu para ter 100% de opinião da Hilux devido a este ser o momento de seca. Mas um item que já notei que terei que ter cuidado é com a entrada nos obstáculos, pois ela é bem mais baixa que Ranger e L200. Fiz um pequeno teste saindo da fazenda e indo até Luis Eduardo por dentro de pastagens, passando por dentro de rios e etc. Toda a entrada e saída de rio eu tinha que ir em diagonal para não pegar o pára-choque dianteiro. Sinceramente quem domina essa área com folga são a Ranger e L200. Claro que, minha opinião pode mudar com o passar dos tempos e mais uma vez digo, que essa diferença não é nada extraordinária. Apenas é ter cuidado que não há problemas. Já a S-10, sendo ela original, não é local para elas.

1º - Mitsubishi L200 Outdoor
2º - Ford Ranger XLT 3.0
3º - Toyota Hilux SRV Automática
4º - GM S-10


Por enquanto é isso que deu para avaliar. Claro que, como disse antes, minha opinião pode mudar com o passar do tempo e utilização da Toyota Hilux. Assim que realizar as primeiras manutenções da hilux e tê-la mais utilizado posso ter mais sugestões.

Aos demais companheiros de fórum, dêem também a sua opinião, mas de preferência com imparcialidade e sem puxar para o veículo que está em nossas garagens.

Um comentário:

  1. Muito obrigado, pelo comparativo entre as camionetas, me ajudou bastante. nunca tive nenhuma, mas estou pensando em compra, a suas opiniôes me ajudaram a decidir

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